Sociedade

Jorge Sampaio apresenta plataforma global de apoio ao ensino superior de jovens refugiados

6 dezembro 2019 12:57

Expresso

pedro nunes

No encerramento da Semana do Voluntariado da Universidade Porto, o antigo Presidente da República vai anunciar dois projetos de integração de estudantes em mobilidade forçada. Relatório da UNESCO avança que apenas 3% dos alunos migrantes têm acesso ao ensino superior, sendo o objetivo aumentar para 15% a fasquia de refugiados nas universidades até 2023

6 dezembro 2019 12:57

Expresso

A Universidade do Porto assinala esta sexta-feira o último dia da “Semana do Voluntariado” com uma sessão que contará com a intervenção de Jorge Sampaio. O antigo Presidente da República vai apresentar a plataforma Mecanismo de Resposta Rápida (RRM) e o YES (Youth Education Solidarity) Fund, cujo objetivo é apoiar, à escala global, a integração de refugiados e estudantes em mobilidade forçada no ensino superior. A conferência tem o início às 15h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto (UP).

Através de uma rede de colaboração entre instituições de ensino superior, organizações não governamentais e parceiros financeiros, o objetivo da plataforma Mecanismo de Resposta Rápida (RRM) tem por meta, até 2030, aumentar para 15% o número de jovens refugiados que têm oportunidade de iniciar ou continuar os seus estudos universitários. De acordo com um relatório da UNESCO, de 2017, 51% da população refugiada tinha menos de 18 anos e apenas 3% acederam a instituições de ensino.

Em comunicado, a UP refere que, para ajudar a alcançar a meta dos 15% de frequência universitária da comunidade migrante, a iniciativa YES Fund visa estimular a solidariedade de estudantes e instituições de todo o mundo, “no sentido de criar novas ferramentas para dar resposta em situações de emergência para estudantes e professores com estatuto de refugiado”.

Sob o tema 'Colaborar e inovar para mudar o mundo, um desafio ao nosso alcance', a sessão contará também com intervenções de Gustavo Carona (médico humanitário) e de vários estudantes sírios a estudar em instituições de ensino superior em Portugal, ao abrigo do programa de auxílio criado por Jorge Sampaio para a Síria, que terão assim a oportunidade de partilhar o seu testemunho.

Neste dia será também entregue o Prémio de Voluntariado da U.Porto 2019, um galardão que vai distinguir os voluntários que mais se destacaram, no último ano letivo, pelo trabalho desenvolvido em áreas tão variadas como o combate ao abandono e insucesso escolar, o acompanhamento de idosos, a recolha de alimentos, o apoio a animais abandonados, entre outras.

Cerca de 2500 estudantes, docentes e funcionários da Universidade do Porto participam, anualmente, nas duas dezenas de projetos de voluntariado promovidos ou apoiados pela academia. Entre workshops e sessões de sensibilização, campanhas de recolha de bens e ações de voluntariado na cidade, as atividades terminam este sábado, dia 7 de dezembro, com uma 'Caminhada/Corrida Solidária', aberta a toda a população, com início às 10h30, na Reitoria da Universidade do Porto.