Sociedade

Metro de Lisboa quer retirar bancos de carruagens para aumentar espaço disponível

4 junho 2019 11:57

peter charlesworth/getty

O objetivo da retirada de lugares sentados de algumas carruagens é conseguir transportar mais passageiros e mais passageiros que viajam com volumes

4 junho 2019 11:57

Já foram retirados alguns bancos de carruagens do Metro de Lisboa mas a empresa pretende retirar ainda mais lugares sentados. O objetivo é transportar mais passageiros e mais passageiros que viajam com volumes. O anúncio foi feito pela empresa ao jornal “ECO”.

Por enquanto, o modelo encontra-se instalado em duas unidades triplas do Metro, mas a ideia é alargá-lo a dez unidades triplas, num total de 30 carruagens. Ao “ECO”, a empresa explicou que se trata de “espaços multiusos” — “que podem ser utilizados para o transporte de crianças em cadeirinhas de bebé e/ou transporte de volumes, situação que é cada vez mais habitual” — e não apenas espaço para transportar mais passageiros. O Metro de Lisboa estima que a retirada de bancos de carruagens permita um aumento de cerca de 2% da sua capacidade, passando a ser transportados mais dez passageiros.

Para responder à procura, que tem vindo a aumentar desde que foi implementado o passe único, em abril deste ano, o Metro de Lisboa já tinha anunciado outras mudanças, nomeadamente no que diz respeito à velocidade média dos comboios (que é agora maior), estando também prestes a lançar um concurso público para renovar os mostradores dos tempos de espera das estações e a preparar o avanço das obras nas estações de Arroios e Areeiro.

Segundo números avançados recentemente por José Mendes, secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, Lisboa e Porto ganharam 167 mil novos passageiros nos dois primeiros meses após o lançamento do passe único.