Sociedade

Quer reduzir o seu impacto negativo no ambiente? Use a calculadora da pegada ecológica

8 maio 2019 19:42

Há seis municípios que vão arrancar com este projeto pioneiro em maio: Guimarães, Lagoa, Castelo Branco, Bragança, Almada e Vila Nova de Gaia

8 maio 2019 19:42

Se vive nos concelhos de Guimarães, Lagoa, Castelo Branco, Bragança, Almada ou Vila Nova de Gaia, vai ter ao seu dispor, ao longo de maio, uma nova e poderosa ferramenta para reduzir o impacto negativo do seu modo de vida no ambiente. Chama-se Calculadora Municipal da Pegada Ecológica e foi lançada no início desta semana nos sites da Câmara Municipal de Guimarães e do Projeto Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.

A calculadora pergunta-lhe a frequência semanal com que come carne ou peixe, que tipo de transportes usa para se deslocar, que quantidade de energia gasta para aquecer a sua casa ou que quantidade de lixo produz. A partir destes valores revela qual é a sua pegada ecológica, dando-lhe pistas para reduzir o impacto ambiental do seu modo de vida em cada um dos seis concelhos já envolvidos no projeto, como diminuir o consumo de carne, comprar produtos alimentares locais ou usar a bicicleta e os transportes públicos em vez do automóvel.

Pode comparar também o resultado obtido com o valor médio da pegada ecológica do concelho onde vive, para saber se está acima ou abaixo desse valor. Se estiver acima, deve mudar o seu modo de vida se quiser contribuir para melhorar o ambiente do seu concelho e a qualidade de vida dos seus habitantes.

Além de Guimarães, onde a calculadora foi lançada a 6 de maio, nos outros municípios pioneiros o lançamento será a 13 (Lagoa), 15 (Castelo Branco), 16 (Bragança), 27 (Almada) e 30 de maio (Vila Nova de Gaia). Nessas datas há também uma sessão de formação "onde se pretende mobilizar a sociedade civil para a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis" , afirma um comunicado da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável. A organização ambientalista é um dos parceiros do projeto, que junta ainda a Global Footprint Network e a Unidade de Investigação GOVCOOP da Universidade de Aveiro.

Uso dos recursos naturais e capacidade dos ecossistemas

A Pegada Ecológica é uma metodologia reconhecida internacionalmente e desenvolvida pela organização internacional Global Footprint Network, que permite medir o impacto das nossas atividades de consumo nos recursos naturais da Terra. A metodologia pode ser aplicada a várias escalas - pessoa, cidade, região, país, planeta - comparando os recursos naturais usados para suportar um determinado estilo de vida com a capacidade dos ecossistemas para gerar esses mesmos recursos.

Como sublinha a ZERO, o Projeto Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses "visa a construção de conhecimento e o fortalecimento da capacidade local em matéria de ambiente", bem como "influenciar políticas de coesão territorial e promover novos instrumentos e políticas públicas que reforcem o caminho em direção ao desenvolvimento sustentável dos municípios e do país".

Para já, o projeto começou com seis concelhos, mas a ideia é a de alargá-lo progressivamente a todo o território nacional. A calculadora conta com dois milhões de utilizações por ano em todo o mundo e está disponível em seis línguas. Com o arranque deste projeto a nível nacional é a primeira vez que a calculadora é apresentada na língua portuguesa e ajustada ao perfil de cada município de acordo com os resultados obtidos durante o primeiro ano do projeto.