Sociedade

66% dos pais levam livros para os filhos nas férias

2 abril 2019 14:32

O youtube Windoh foi um dos convidados para a apresentação do estudo sobre os hábitos de leitura

josé fernandes

É apenas um dos muitos dados do estudo "O que leem os nossos filhos", conduzido pela GFK e parte de uma parceria alargada entre o Expresso, a McDonald’s e o Plano Nacional de Leitura, que hoje foi apresentado no Dia Internacional do Livro Infantil

2 abril 2019 14:32

Seja essencialmente por falta de tempo ou de interesse, certo é que 51% dos pais não tem atualmente hábitos de leitura. Mais de metade, portanto. Ainda assim, 66% levam livros para os filhos nas férias e 90% lê ou tem o hábito de ler livros aos filhos, porque mesmo que não tenham esse hábito, consideram importante que as crianças os tenham.

São apenas algumas das conclusões estudo "O que leem os nossos filhos", conduzido pela GFK e parte de uma parceria alargada entre o Expresso, a McDonald’s e o Plano Nacional de Leitura. O trabalho foi hoje apresentado numa sessão no edifício do grupo Impresa e deu a conhecer alguns números que traçam um retrato relativamente positivo, mas que os responsáveis acreditam que pode melhorar.

A percentagem de crianças com bom aproveitamento escolar é superior junto das crianças que tem hábitos de leitura, revela o estudo. Mentalidade que deve ser promovida o mais cedo possível e que acontece com 82% dos pais, que leem para os filhos ao deitar enquanto 42% o fazem várias vezes por semana.

37% compram anualmente para os filhos seis ou mais livros e 28% gastam anualmente mais de €50 em livros para as crianças. Até porque 63%, por exemplo, acreditam que as que leem são (e serão) mais criativas.

Conheça estes dados mais ao pormenor na edição de sábado do Expresso.