Sociedade

Natalidade atingiu valor mais alto da década

17 novembro 2018 13:00

rui ochoa

Número médio de filhos por mulher tem estado a aumentar. Terceiros filhos estão a dar um empurrão

17 novembro 2018 13:00

O número médio de filhos por mulher em Portugal estava a aumentar há quatro anos e em 2017 atingiu o valor mais alto da década. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta semana, o índice sintético de fecundidade foi de 1,37 filhos por mulher no ano passado e é preciso recuar até 2010 para encontrar um valor mais alto (1,39).

“A fecundidade das mulheres está a aumentar e a inverter a tendência anterior. Ainda que o país continue num quadro de baixa fecundidade, entre 2016 e 2017 o contributo mais significativo foi o nascimento de terceiros filhos”, explica Maria Filomena Mendes, presidente da Sociedade Portuguesa de Demografia. “Começámos por assistir a uma dimensão crescente dos segundos filhos, depois de terceiros e quartos. Neste último ano, vemos que a tendência do terceiro filho ‘veio para ficar’.”

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para descarregar as edições para leitura offline)