Planetário

“Ansel Adams in Our Time” espelha a natureza de um grande fotógrafo numa exposição imperdível

30 abril 2023 16:02

the ansel adams publishing rights trust

A grande exposição “Ansel Adams in Our Time” [No nosso Tempo] está até 23 de julho no De Young Fine Arts Museum of San Francisco. Além de ser uma grande retrospetiva da obra do autor, esta exposição também inclui fotografias de natureza de fotógrafos norte-americanos do século XIX e fotografias atuais, de autores contemporâneos ligados à obra de Adams

30 abril 2023 16:02

A banda sonora de Tom Waits e a atriz Nastassja Kinski são o melhor do filme “One from the Heart”, de Francis Ford Coppola. De resto, não vale a pena gastar muitas palavras com este filme megalómano, estreado por cá com o título português “Do Fundo do Coração”, em março de 1983. Dois meses depois, Nastassja Kinski foi a cara da edição norte-americana da “Playboy”. Na capa da revista anunciava-se a sessão fotográfica de Kinski, assinada pelo fotógrafo Helmut Newton. Havia ainda outros assuntos com honras de chamada de capa, como o risco de terrorismo durante os Jogos Olímpicos de Los Angeles. E um inquérito sobre satisfação sexual, pensado para heterossexuais, gays e bissexuais. E um novo romance do escritor Norman Mailer. E as mães mais sexy. Mas não há referência na capa a uma enorme entrevista ao fotógrafo Ansel Adams, embora ocupasse muitas páginas da revista.

Adams tinha nascido 81 anos antes em Chicago e era um dos fotógrafos mais conhecidos nos Estados Unidos, com mais de um milhão de livros vendidos e um papel fundamental na aceitação da fotografia como arte. Era reconhecida a qualidade técnica e a beleza das fotografias de natureza do autor desta paisagem com Lua no Yosemite National Park, na imagem. Mas havia também um lado político nestas páginas. O entrevistado disse que odiava o Presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, pela destruição ambiental do país. E o secretário do Interior James Watt foi alvo das maiores críticas de Adams, por fazer declarações como esta a propósito do ambiente: “Não sei com quantas futuras gerações podemos contar, antes que o Senhor regresse.” Para Adams, era perigoso ter “um fundamentalista religioso” naquele cargo. “É que no caso de Watt estar enganado e o Senhor não regressar nos anos mais próximos, a Terra pode sofrer danos irreparáveis.”