Exclusivo

Fisga

Quantos estrangeiros estão presos em Portugal? E portugueses no estrangeiro? Especialistas alertam para risco de "leituras enviesadas"

Quantos estrangeiros estão presos em Portugal? E portugueses no estrangeiro? Especialistas alertam para risco de "leituras enviesadas"
Cristiano Salgado

Nunca viveram tantos estrangeiros em Portugal, mas quantos estão nas prisões portuguesas? Observatório das Migrações alerta que “leitura imediata” dos dados “pode conduzir a erros de perceção” e induzir “falsa associação dos imigrantes à criminalidade”

A associação entre criminalidade e imigração não é insólita. Ela surge nas conversas de café, nos almoços de família, nas redes sociais, nos discursos políticos. Mas será esta uma crença generalizada? E terá fundamento? Não no caso português. O Estudo dos Valores Europeus (EVS 2017/2019) coloca Portugal no restrito grupo de sete países que, enquanto comunidade de acolhimento, não associam a imigração ao aumento da criminalidade. E essa ideia tem fundamentação estatística.

“Quando se compara (com o resto da Europa), percebe-se claramente que o impacto que os estrangeiros têm no total de reclusos em Portugal é bastante baixo”, afirma a diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis de Oliveira. Segundo dados compilados pela própria para o relatório “Indicadores de Integração de Imigrantes” de 2022, estamos em 16º no ranking dos países europeus onde os estrangeiros mais pesam na população reclusa. E bem longe de países como o Luxemburgo, Grécia e Áustria, que têm mais cidadãos estrangeiros do que nacionais nas suas prisões.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: calmeida@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas