Televisão

Nos anos 80, quem combatia o “Predador” era um homem branco musculado. No novo filme da Disney+ é uma mulher índia comanche (e resulta)

13 agosto 2022 18:24

Markus Almeida

Markus Almeida

texto

Jornalista

A nativo-americana Amber Midthunder, de 25 anos, é a estrela de “O Predador: Primeira Presa”. Interpreta Naru

No século XVIII, uma índia comanche enfrenta o temível extraterrestre no que já é o mais surpreendente filme de ação do verão. “O Predador: Primeira Presa” já chegou à Disney+

13 agosto 2022 18:24

Markus Almeida

Markus Almeida

texto

Jornalista

Premissa curiosa, esta de colocar o Predador em território comanche, nas Grandes Planícies norte-americanas, no ano de 1719. E curiosa porque na sua primeira aparição no cinema, em 1987, sob a batuta de John McTiernan — um dos mestres do cinema de ação musculado, militarista e carregado de testosterona que marcou a produção cinematográfica norte-americana na presidência Reagan —, vimo-lo massacrar um grupo de operações especiais numa selva da América Central com uma facilidade desarmante.

Um a um, o Predador foi juntando troféus até sobrar apenas a personagem de Arnold Schwarzenegger, no que parecia ser uma cópia a papel químico da que interpretara dois anos antes, em “Comando”. Os filmes que se seguiram colocaram no caminho desta espécie outros homens igualmente ameaçadores, armados até aos dentes, mas a quem metralhadoras e explosivos, na verdade, de pouco serviriam.