4 fevereiro 2023 21:26

Susan Sontag (1933-2004) nasceu e morreu em Nova Iorque
chiffer-fuchs/getty images
“Contra a Interpretação e Outros Ensaios” reúne 20 textos escritos por Susan Sontag para revistas literárias. Uma vibração inédita
4 fevereiro 2023 21:26
Primeira colectânea de ensaios de Susan Sontag, “Contra a Interpretação” (1966) reúne uma vintena de textos vindos a lume em publicações combativas como a “Partisan Review” e a “New York Review of Books”, e com os quais a jovem crítica ascendeu ao invulgar estatuto de celebridade intelectual.
A intenção declarada de Sontag era a de esclarecer os “pressupostos teóricos subjacentes a determinados juízos de valor e gostos”, sem deixar de se assumir como um radar de tendências sofisticadas (o pós-freudismo esquerdista, o teatro político de “Marat / Sade”, os happenings, Godard, o cinema underground, à época novidades recentes ou absolutas). Desses textos sobre “pressupostos teóricos”, alguns são pedagógicos e laboriosos (o conceito de tragédia, a estética do catastrofismo, a diferença entre estilo e “estilização”), mas dois inscreveram-se duradouramente na história dos debates críticos contemporâneos. E em ambos os casos podemos detectar uma certa má consciência em acção.