Cinema

Um guia para os nomeados dos Óscares: os trailers, as histórias e quando os pode ver

24 janeiro 2023 19:42

Já se sabe que filmes estão na corrida para os Óscares. A cerimónia está marcada para a madrugada de 13 de março e, até lá, terá tempo para ver e rever os títulos em destaque. Do melhor filme ao melhor documentário, siga aqui o guia para não chegar à noite de todas as decisões sem saber quais são os seus favoritos

24 janeiro 2023 19:42

MELHOR FILME

A categoria de melhor filme, que detém a lista maior, conta com os habituais dez nomeados.

A Oeste Nada de Novo
De Edward Berger
Disponível na Netflix, em streaming

Avatar: O Caminho da Água
De James Cameron
Em exibição nos cinemas

Os Espíritos de Inisherin
De Martin McDonagh
Esta comédia dramática remonta aos anos 20 e leva até à costa ocidental da Irlanda a história de dois velhos amigos, que já não o são mais. Porquê? Um deles decidiu assim, inesperadamente. Numa pronúncia vincada e assertiva, parece não haver como reparar esta amizade à medida que o enredo transporta por entre várias tentativas exaustas.
Nos cinemas a 2 de fevereiro

Elvis
De Baz Luhrmann
Inspirado na vida do irreverente ícone da música rock, esta cinebiografia acompanha a Elvis Presley desde os primeiros anos de carreira, até ao estrelato alavancado pela sua relação com o empresário "Coronel" Tom Parker.
Disponível na HBO Max Portugal

Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo
De Daniel Kwan e Daniel Scheinert
Evelyn Quan Wang poderia ser uma mulher banal, preocupada com os seus impostos, mas torna-se na heroína inesperada de que esta ficção científica precisa. Com os seus novos poderes, acaba por ser ela a combater contra os perigos de uma realidade rompida pelo interdimensional.
Estreia a 27 de janeiro no TVCine Top, às 21h30

Os Fabelmans
De Steven Spielberg
Em exibição nos cinemas

Tár
De Todd Field
Quem foi a personalidade ligada ao mundo da música que ganhou um Grammy, um Óscar, um Tony e um Emmy? Este filme tem a resposta: Lydia Tár. É compositora, mas é, sobretudo, conhecida como maestrina. Os espaços de intimidade e os de esfera pública, a teia humana em redor, feita de amor, lealdade, tráfico de influências, competição, antagonismo e todas essas coisas misturadas, os silêncios interiores e o ribombar da música, a quietude e a turbulência, a paleta de cores das imagens quase sempre cálidas ou de uma neutralidade refinada, a meticulosidade dramatúrgica... tudo foi matéria de avisado rigor nesta produção. / J.L.R.
Nos cinemas a 9 de fevereiro

Top Gun: Maverick
De Joseph Kosinski
Disponível na Netflix, em streaming

Triângulo da Tristeza
De Ruben Ostlund
Em exibição nos cinemas

A Voz das Mulheres
De Sarah Polley
Baseado no best-seller com o mesmo nome, este drama inspira-se em eventos reais que ocorreram na Colónia de Manitoba, Bolívia. A história é de superação, contada através da vida de uma jovem que, como tantas outras, era vítima de abusos sexuais. Uma revelação chocante inicia o enredo: além de controlarem a sua vida e a sua fé, os homens da comunidade usavam drogas anestésicas para violar as mulheres, resultando muitas vezes em gravidez.
Nos cinemas a 9 de março

MELHOR REALIZAÇÃO

Na categoria de melhor realização, repetem-se os títulos:

  • Martin McDonagh, “Os Espíritos de Inisherin”
  • Daniel Kwan e Daniel Scheinert, “Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo”
  • Todd Field, “Tár”
  • Steven Spielberg, “Os Fabelmans”
  • Ruben Östlund, “Triângulo da Tristeza”

MELHOR ATOR

Nomeados para melhor ator, estão os protagonistas dos já nomeados “Elvis”, com Austin Butler, e “Os Espíritos de Inisherin” com Colin Farrell. A eles juntam-se ainda os atores Bill Nighy, de “Living”, Brendan Fraser, de “A Baleia” e Paul Mescal, de “Aftersun”.

MELHOR ATRIZ

Entre as nomeadas para melhor atriz estão Cate Blanchett, pela sua interpretação em “Tár”, Ana de Armas, de “Blonde”, Andrea Riseborough, que entrou em “To Leslie”, Michelle Yeoh protagonista no filme “Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo”, e Michelle Williams, “Os Fabelmans”.

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO

Os nomes na lista para melhor ator secundário estão Brian Tyree Henry, que integra o elenco de “Causeway”, Judd Hirsch, representando mais uma nomeação para "Os Fabelmans”, Barry Keoghan, e Brendan Gleeson, ambos do também repetente “Os Espíritos de Inisherin”, e Ke Huy Quan, que aparece em “Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo”.

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA

Já nomeadas para melhor atriz estão Angela Bassett, do universo da Marvel “Black Panther: Wakanda Para Sempre”, Hong Chau, pela sua representação em “A Baleia”, Kerry Condon parte do elenco “Os Espíritos de Inisherin”, Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis que contracenam em “Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo”.

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL

Para melhor argumento original, os títulos já são conhecidos:

  • “Os Espíritos de Inisherin”, Martin McDonagh
  • “Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo”, Daniel Kwan, Daniel Scheinert
  • “Os Fabelmans”, Tony Kushner, Steven Spielberg
  • “Tár”, Todd Field
  • “Triângulo da Tristeza”, Ruben Östlund

MELHOR FILME INTERNACIONAL

A Oeste Nada de Novo (Alemanha)
De Erich Maria Remarque

Argentina, 1985 (Argentina)
De Santiago Mitre

Close (Bélgica)
De Lukas Dhont

EO (Polónia)
De Jerzy Skolimowski

The Quiet Girl (Irlanda)
De Colm Bairéad

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

Pinóquio
De Guillermo del Toro
Disponível na Netflix, em streaming

Marcel the Shell with Shoes On
De Dean Fleischer Camp
Mais uma comédia dramática, agora em animação, retrata a história de uma pequena concha que, com a sua avó, procura reencontrar a família há muito perdida depois de uma tragédia.
Disponível na Prime Video, em streaming

Gato das Botas: O Último Desejo
De Joel Crawford
O Gato de Botas volta para restaurar as suas nove vidas - já só lhe restam oito. A personagem que conquistou o grande ecrã em Shrek parte para mais uma aventura a solo.
Em exibição nos cinemas

The Sea Beast
De Chris Williams
A vontade de Maisie para encontrar novas aventuras, leva-a a uma viagem épica que se inicia depois de decidir esconder-se, sozinha, num navio pertencente a um lendário caçador de monstros marinhos.

Turning Red
De Domee Shi
Uma jovem adolescente de 13 anos, sempre que fica nervosa transforma-se num panda vermelho gigante.
Disponível na Disney+, em streaming

MELHOR DOCUMENTÁRIO

All That Breathes
De Shaunak Sen
Disponível na HBO Max Portugal

Toda a Beleza e Carnificina
De Laura Poitras

A House Made of Splinters
De Simon Lereng Wilmont

Fire of Love
De Sara Dosa
Disponível na Disney+, em streaming

Navalny
De Daniel Roher
Disponível na HBO Max Portugal

Nota: Artigo corrigido no próprio dia, substituindo a frase “para o dia 13 de março” por “para a madrugada de 13 de março” para que não induza em erro. A cerimónia dos Óscares começa pelas 00h do dia assinalado