Mãe, Doce Mar João Pinto Coelho D. Quixote, 2022, 200 págs., €15,50 “Tinha 12 anos quando conheci a minha mãe - Esta frase dá para tudo, até para abrir um romance”, lê-se no início do livro vencedor do Prémio LeYa em 2017, que em nada se parece com os anteriores.
Matadouro Cinco Kurt Vonnegut Alfaguara, 2022, 214 págs., €19,95 “É um dos mais relevantes romances sobre (e contra) a guerra. O autor norte-americano escreve um livro autobiográfico sobre um jovem feito prisioneiro de guerra pelo exército alemão durante a II Guerra Mundial.
Aos 32 anos, Mohamed Mbougar Sarr triunfa no meio literário francês (ganhando o Prémio Goncourt 2021) com um livro pouco meigo para o meio literário francês
Avatar: O Caminho da Água De James Cameron “Treze anos depois do original, o novo “Avatar” de James Cameron volta a conseguir o inédito — ao mergulhar o espectador no nunca antes visto. A saga futurista regressa com novas personagens que integram a comunidade dos Na’vis, e novos vilões humanos, que tentam tomar Pandora de assalto outra vez. Se no primeiro a maldade humana se escrevia nas entrelinhas dos diálogos, agora grita-se pelas alterações climáticas
Memórias de Paris De Alice Winocour Mia é uma das sobreviventes de um ataque terrorista que ocorreu num pequeno bistrô em Paris. O evento traumático rouba-lhe a memória e apenas lhe resta o terror de não saber o que aconteceu. A fim de descobrir, a personagem visita as memórias perdidas, ao refazer os seus passos naquela noite trágica.
Rock Dog 3: Ao Ritmo da Música De Anthony Bell Depois de dar a volta ao mundo, o cão tibetano Bodi regressa à sua terra natal para harmonizar a vida daqueles que com ele se cruzam através da sua grande paixão: a música. Neste terceiro filme, Bodi serve de inspiração aos aspirantes mais jovens do rock‘n’roll ao tornar-se mentor de um grupo de artistas, as K-9, num concurso de televisão.
I Wanna Dance With Somebody De Kasi Lemmons Uma celebração da vida e da música de uma das maiores cantoras pop de todos os tempos: Whitney Houston. Quem lhe veste a pele é a atriz Naomi Ackie, que transporta para o grande ecrã os primeiros passos e epopeias da artista intemporal que une gerações ao som da sua voz.
O álbum de família revela-se em “Os Anos Super 8”, que reúne as viagens de férias de Annie, do então seu marido Philippe e dos dois filhos, Éric (n. 1964) e David Ernaux-Briot (n. 1968), na foto com a escritora
Giacomo Puccini: Messa di Gloria Teatro Camões, Lisboa, sexta-feira, 21h Com direção musical do maestro italiano Antonio Pirolli, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos acompanham o tenor Luís Gomes e o barítono André Baleiro (na foto) na “Messa di Gloria”, de Giacomo Puccini.
JP Simões Coliseu do Porto (Novo Ático), domingo, 18h Na tarde de Natal, JP Simões promete levar à sala Novo Ático do Coliseu do Porto um “alinhamento imprevisível”, que poderá passar por canções dos seus vários projetos, de Belle Chase Hotel a Quinteto Tati ouBloom.
“Alice” e “Blood Money” são dois álbuns que Tom Waits lançou em 2002. Reeditam-se agora no 20º aniversário
Club Makumba Musicbox, Lisboa, sexta-feira, 22h Acompanhados pelo acordeonista João Barradas, os Club Makumba de Tó Trips, João Doce, Gonçalo Prazeres e Gonçalo Leonardo apresentam no Musicbox as canções do álbum de estreia homónimo, abrindo um ciclo de concertos que levará à criação do próximo disco.
The Legendary Tigerman ZDB, Lisboa, domingo e segunda, 24h O tradicional espetáculo “Fuck Christmas, I Got The Blues” transporta Legendary Tigerman de volta ao palco da Galeria Zé dos Bois, em formato one-man band, para duas noites que prometem “aquecer o coração aos solitários".
Ao terceiro álbum, Christine and the Queens reapresenta-se como Redcar
O Diário de Anne Frank De Frances Goodrich e Albert Hackett Teatro da Trindade, Lisboa, até dia 30 Anne Frank dá conta da vida da sua família, desde a ascensão de Hitler ao poder, em 1933, até ao momento em que a família e quatro amigos, todos judeus, são deportados, em 1944, morrendo em campos de concentração, à exceção de Otto Frank, o pai de Anne. A peça de F. Goodrich e A. Hackett reescreve, de maneira admirável, o indispensável “Diário”. Encenação de Marco Medeiros e interpretação de Beatriz Frazão, Carla Chambel, João Reis e Paulo Pinto, entre outros.
Revista É Sempre Revista De Filipe La Féria Politeama, Lisboa, até 22 de janeiro de 2023 Recria grandes momentos da história da revista em Portugal, numa homenagem à revista à portuguesa e, simultaneamente, num olhar crítico e divertido sobre a atualidade. Encenação de Filipe La Féria e interpretação de Anabela, FF, Paula Sá, Filipa Cardoso e Jonas Cardoso, entre outros.
Crystal Do Cirque du Soleil Altice Arena, Lisboa, até 1 de janeiro de 2023 Reúne acrobatas, músicos e artistas de circo, com a habitual fantasia e virtuosismo característicos dos espetáculos da companhia, situando o espetáculo no campo da patinagem artística e das paisagens que evocam grandes espaços e lagos gelados.
Esta peça partiu da notícia de um homem que durante nove anos recebeu pizzas à cobrança, sem saber quem as encomendava
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes