Exclusivo

Culturas

26 propostas culturais da semana: vamos "Viver no Limite" ou o melhor é "Esperar Sentado"? Isto é só "O Primeiro Capítulo"

O coro de “Les Mamelles de Tirésias”
O coro de “Les Mamelles de Tirésias”

Siga as propostas do Expresso e aproveite o melhor da literatura, cinema, televisão, música, teatro e dança para os próximos dias

Estas são as propostas do Expresso para esta semana. Aproveite o melhor da cultura para os próximos dias.

Livros

Feira do Livro do Porto
Jardins do Palácio de Cristal, Porto, até 11 de setembro
84 expositores e várias atividades (de sessões de cinema a sessões de palavra soprada), sob o mote da “produção poética”, na edição de 2022 da Feira do Livro do Porto. Evoca-se e homenageia-se a obra da poetisa Ana Luísa Amaral (na foto), desaparecida este mês. Na manhã de sábado, terá lugar uma lição dada por Maria Irene Ramalho, professora e mentora de Ana Luísa Amaral e profunda conhecedora do trabalho dela. Note-se também a participação dos tradutores dos livros da poetisa, como Catherine Dumas ou Isaque Ferreira. O programa “Escrever Brasileiro em Língua Minha”, com a evocação dos 200 anos da Independência do Brasil, é outro destaque.

Feira do Livro de Lisboa
Parque Eduardo VII, Lisboa, até 11 de setembro
Anunciada como a maior de sempre, contará com 340 pavilhões de 140 participantes, tem a Ucrânia como país convidado. Será a última edição da feira a decorrer fora do calendário habitual, retomando-se em 2023 as datas pré-pandemia - anteriores ao verão.

Cinema

Mulher Oceano
De Djin Sganzerla
Drama brasileiro sobre duas mulheres, à partida sem qualquer ligação entre si mas cujas vidas se cruzam — e influenciam — sem explicação. Uma é escritora, dedicada a um novo romance, outra é nadadora. Enquanto uma embarca numa jornada de autodescoberta por terras nipónicas, a outra sente mudanças no próprio corpo. Em sala.

Nós Duas
De Filippo Meneghetti
César da Academia Francesa para a melhor primeira obra, conta a história de Nina e Madeleine. Apenas vizinhas aos olhos de todos — ocupam dois apartamentos no último andar do mesmo prédio —, vivem na verdade um amor desconhecido fora de portas. A partilha das suas vidas é secreta, mas um acontecimento trágico porá tudo em causa. Em exibição.

After — Depois da Promessa
De Castille Landon
A saga “After” regressa para mais um capítulo, retomando a história interrompida após o casamento da mãe de Hardin na capital britânica. A vontade de se ligar com o seu passado leva Hardin a ficar por Londres, ao passo que Tessa regressa a Seattle. Depois de tudo, poderá o amor vencer? Em cartaz.

Kaamelott — O Primeiro Capítulo
De Alexandre Astier
Uma década passada desde a renúncia ao trono e desaparecimento do rei Arthur (Alexandre Astier), não há quem não questione o que lhe terá acontecido. Os Cavaleiros da Távola Redonda não resistiram a Lancelot (Thomas Cousseau), que reina pelo terror. Haverá solução? Em estreia.

Televisão

Viver no Limite: O Mundo de John McAfee
De Charlie Russell
Netflix, em streaming
Trabalho documental, centrado no controverso pioneiro da tecnologia fugido à justiça, composto por imagens e entrevistas inéditas.

COURTESY OF NETFLIX

Uncoupled
De Darren Star
Netflix, em streaming
(Temporada 1)
Neil Patrick Harris no papel principal de uma comédia biográfica sobre um homem gay que procura reerguer-se depois de uma relação de longa duração.

Música

Festival F
Vila Adentro, Faro, de 1 a 3 de setembro
festivalf.pt
O Festival F volta ao seu formato normal, depois de dois anos de adaptação aos constrangimentos pandémicos, para levar música portuguesa ao Algarve. José Cid com a Orquestra Clássica do Sul, The Black Mamba ou Cláudia Pascoal atuam no primeiro dia; HMB, Agir, o cantor brasileiro Vitão (na foto) e Richie Campbell sobem ao palco no segundo; Dino D’Santiago, Miguel Araújo, Irma e Chico da Tina são alguns destaques do último dia.

Azores Burning Summer
Praia dos Moinhos, São Miguel, hoje e amanhã
azoresburningsummer.com
Desde 2015, o Azores Burning Summer mantém a missão sustentável de levar música ao vivo à Praia dos Moinhos, em Porto Formoso, na ilha de São Miguel, aliando-a a uma experiência de contacto com a natureza. Integram o cartaz de hoje o cabo-verdiano Tito Paris (na foto), Victor Zamora & Emilio Moret e Throes + The Shine, amanhã tocam Black Mamba, o duo David & Miguel e Silly.

Figueira Jazz Fest
CAE, Figueira da Foz, de 1 a 3 de setembro, 22h
Nascido há dois anos, o Figueira Jazz Festival regressa para uma terceira edição que terá no primeiro dia o saxofonista Cabrita com os convidados Legendary Tigerman, Samuel Úria e Selma Uamusse, no segundo o Lisboa String Trio com Teresa Salgueiro e no terceiro os pianistas Pedro Burmester e Mário Laginha (na foto) tocam obras de Bernardo Sassetti.

Teatro&Dança

Uma Casa de Bonecas
De Henrik Ibsen
Teatro Villaret, Lisboa, até 17 de setembro
“Uma Casa de Bonecas” é, habitualmente, tida como uma peça fundamental para a compreensão do papel da mulher numa sociedade que só a custo lhe foi reconhecendo os direitos que a não distingam dos humanos do sexo masculino. É verdade, e a peça é crucial para entendermos isso, e também o que é que faz de um ser humano um caso específico e, simultaneamente, um ser igual aos outros seres humanos. O espetáculo tem encenação de João Brito e interpretação de Madalena Almeida e José Mata.

Exposições

Maria Antónia Leite Siza, 50 Anos Depois
Serralves, Porto, de 8 de setembro a fevereiro de 2023
Exposição dedicada à artista portuguesa Maria Antónia Marinho Leite Siza Vieira, celebrando o aniversário da sua vida e obra a partir de 100 peças, doadas pelo arquiteto Álvaro Siza — com quem foi casada até à morte prematura, aos 32 anos —, bem como de um conjunto de pinturas, gravuras, desenhos, cartas e bordados.

Livros Viagens Imagens
Gulbenkian, Lisboa, até 30 de setembro
“A propósito dos relatos ilustrados de viajantes, e do regresso às viagens que a pandemia interrompeu”, a Biblioteca de Arte da Gulbenkian apresenta uma seleção de livros publicados entre o início do século XIX e as primeiras décadas do século atual.

Esperar sentado... O design da cadeira em Portugal
Roca Lisboa Gallery, Lisboa, até 31 de outubro
Olhando para a cadeira “enquanto barómetro das condições culturais e sociais que atravessaram o país”, reapresentam-se peças da autoria de Carmo Valente, António Garcia, Daciano da Costa, Nuno Ladeiro, entre outros.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jmsalvador@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas