A Revista do Expresso

Shell, uma rede de espionagem no Estado Novo: processo guardado na Torre do Tombo ajuda a perceber a organização

2 abril 2023 23:46

Margarida de Magalhães Ramalho *

DEFESA Com a ameaça de uma invasão alemã e espanhola a Portugal, os britânicos organizaram clandestinamente uma rede de recolha de informações e circulação de agentes e mensagens entre os dois lados da fronteira. A petrolífera britânica Shell, com delegações em todo o país, era a fachada ideal

Em janeiro de 1942, a polícia política começava a desmantelar uma rede de espionagem que ficaria conhecida por rede Shell. Um processo guardado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo ajuda a perceber os contornos desta organização, que envolveu britânicos e muitos portugueses. Entre estes últimos destaca-se a participação do então jornalista desportivo e selecionador nacional Cândido de Oliveira, que viria a ser um dos pais do conhecido jornal “A Bola”

2 abril 2023 23:46

Margarida de Magalhães Ramalho *

Cândido de Oliveira fora recrutado, em agosto de 1940 — quando a invasão de Portugal por tropas espanholas e alemãs parecia iminente —, por um francês de apelido Colson que trabalhava na Legação inglesa e que se dizia representante de De Gaulle. O objetivo era “organizar uma linha de comunicação com agentes escalonados em diversas localidades, linha através da qual, circulassem mensagens ou agentes que fossem necessários fazer entrar ou sair do país. Que paralelamente a esta, devia existir uma outra linha de comunicação por meio de postos de rádio, instalados em diversos postos da costa, postos que se destinariam a transmitir mensagens para navios e aviões”.

Uma guerra, por norma, é tudo menos cavalheiresca e as regras pelas quais os Governos envolvidos se regem são, durante esses períodos, alteradas, subvertidas e todos os meios são válidos para derrotar o inimigo. Durante a II Guerra Mundial, enquanto a França se rendia, Winston Churchill juntava três organismos preexistentes formando a Special Operations Executive (SOE). Conhecida como The Secret Churchill’s Army esta organização tinha como objetivo operar nos territórios ocupados espiando, promovendo a resistência e desencadeando atos de sabotagem.

* Investigadora do HTC