27 janeiro 2023 22:10

Polémica “Coronation of George IV, 1820”, (c. 1850), placa colorida retirada do livro “Pictures of English History”, George Routledge and Sons (Londres, Nova Iorque, c. 1850)
the print collector/getty images
As portas de Westminster deveriam permanecer fechadas para quem se mostra indigno. Ainda que os Sussex acabem por lá entrar, Harry não fará o juramento de fidelidade dos seus antepassados. A homenagem dos duques reais ao Rei foi suprimida, ficando apenas a do Príncipe de Gales
27 janeiro 2023 22:10
A 19 de julho de 1821, as portas da Abadia de Westminster fecharam-se com estrondo. Lá dentro, depois de anos como regente, da guerra ganha contra Napoleão e de um adiamento, o impopular Jorge IV era finalmente coroado. Extravagante, amante da pompa e do espetáculo, mandou gastar em abundância: as joias e alfaias então encomendadas continuam a ser as mais preciosas do tesouro britânico, usadas por todos os sucessores. Quem pagava a festa eram os franceses, através das reparações de guerra.
Mas as portas de Westminster naquele dia fecharam-se firme e apressadamente, graças a uma convidada indesejada. A mulher do rei, a rainha Carolina, cumpria a sua promessa: chegou à abadia com a dignidade que conseguiu, numa carruagem puxada por seis cavalos, ataviada para ser coroada ao lado do marido, como acreditava ser seu direito.