O líder parlamentar do Partido Socialista, Eurico Brilhante Dias, considera que o atual presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, seria um "bom candidato" a Belém em 2026 e teria “condições para ser um bom Presidente”. “É evidente que como homem de esquerda e do PS, gostava de ter um candidato presidencial da minha área política”, refere em entrevista ao “Diário de Notícias”.
“Não serei eu a empurrá-lo [a candidatar-se], mas serei sempre eu a subscrever e a sublinhar que tem todas as condições políticas e experiência para ser um bom candidato”, refere. O líder parlamentar do PS acrescenta, ainda, que o presidente da Assembleia da República não está a “usar o cargo” para uma eventual candidatura presidencial.
Eurico Brilhante Dias fala, também, da polémica dos últimos dias sobre uma possível incompatibilidade dos três ministros já colocados sob suspeita - Pedro Nuno Santos (Infraestruturas e Habitação), Ana Abrunhosa (Coesão) e Manuel Pizarro (Saúde) - por causa de negócios com o Estado de empresas das famílias. “Nenhum dos membros do governo tem qualquer incompatibilidade”, diz.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes