Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Vasco da Gama poderá ter corredor bus ou metro ligeiro para servir Montijo

Horacio Villalobos - Corbis/Getty

Os estudos ainda não arrancaram no terreno, mas deverão iniciar-se dentro em breve

O Governo está a estudar a hipótese de inserir na ponte Vasco da Gama uma faixa suplementar em cada sentido, exclusivamente dedicada aos transportes públicos, de forma a reforçar os acessos ao futuro aeroporto do Montijo, avança o “Jornal Económico” esta sexta-feira. Esta informação foi confirmada pelo semanário junto de várias fontes ligadas ao processo.

Os estudos ainda não arrancaram no terreno, mas deverão iniciar-se em breve. Em cima da mesa, estão ainda duas hipóteses: a criação de uma faixa específica bus para transporte coletivo rodoviário de passageiros ou a implantação de um sistema de metropolitano elétrico ligeiro.

Em entrevista ao Expresso em dezembro, Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, já havia afirmado: “Contamos que na Vasco da Gama seja possível criar uma faixa para transporte público sem retirar faixas ao transporte individual para servir o novo aeroporto”.

Contactado pelo semanário, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, que tutela esta área, não quis prestar declarações.