Regiões

Greenpeace veio a Setúbal defender protecção a espécies de alto mar

20 outubro 2009 17:00

Vera Mariano

A Greenpeace aproveitou a ligação da população de Setúbal com o mar para alertar para a protecção de espécies de alto mar em risco.  

20 outubro 2009 17:00

Vera Mariano

A associação ambientalista Greenpeace passou por Setúbal na semana passada com a campanha "Oceanos em Perigo", cujo objectivo é "alertar a população para a destruição causada pela pesca de profundidade em alto mar", refere Lanka Horstink, coordenadora da campanha.

Para além do centro da cidade, os ambientalistas da Greenpeace estiveram em várias superfícies comerciais onde apelaram para a não comercialização de espécies de profundidade como o tamboril e o peixe espada preto.

A passagem da Greenpeace por Setúbal "não é porque os pescadores da região pratiquem este tipo de pesca, que é própria de grandes frotas industriais, sobretudo espanholas", mas apenas por este ser um território muito ligado ao mar.

"A nossa acção não interfere com a comunidade piscatória local que não pratica esta pesca. Pelo contrário, eles até concordam com a nossa causa e que é necessário preservar as espécies ameaçadas e desprotegidas do alto mar", vinca Lanka Horstink.

Embora empregue apenas 1,6 por cento dos pescadores portugueses, a pesca de arrasto em águas internacionais está a destruir "a um ritmo estonteante os recursos marinhos e a pôr em risco o futuro das populações costeiras", afirma a associação.

A campanha da Greenpeace segue agora para Faro e depois percorre mais alguns locais no norte do país. Lanka espera que a acção tenha consequências, nomeadamente nas cadeias de supermercados onde, actualmente, são vendidas entre 6 a sete das 13 espécies ameaçadas. "Esperamos que deixem de vender estas espécies".

A Greenpeace também vai estar atenta à reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas que se realizará em Novembro e onde será discutida a matéria da eventual proibição deste tipo de espécies em alto mar.

 

Leia mais em www.smjornal.publ.pt e www.imais.pt