Prémios do Imobiliário

Distinguir projetos solidários

27 abril 2022 18:51

Desde 2020 que a SIC Esperança se alia aos Prémios do Imobiliário para destacar ideias que melhoram a vida das pessoas

27 abril 2022 18:51

A ligação da SIC Esperança aos Prémios do Imobiliário, organizados pelo Expresso e a SIC Notícias, começou em 2020. A Escola de Todos Nós foi o projeto solidário distinguido na segunda edição deste galardão e no ano passado foi a vez da Just a Change.

Este prémio visa distinguir um projeto ou ideia solidários, ligados de alguma forma ao sector imobiliário. Cada ano é escolhida uma obra, pela organização, já que para o Prémio SIC Esperança não são recebidas candidaturas.

Em 2020, na segunda edição dos Prémios do Imobiliário, foi atribuída pela primeira vez esta distinção. O prémio SIC Esperança coube à Escola de Todos Nós, um projeto impulsionado por diversos associados da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) que deram nova vida a uma escola localizada em Midões, concelho de Tábua, destruída pelos incêndios que deflagraram em 2017. Edifício emblemático desta localidade, a escola foi reabilitada ao todo com o contributo de 41 entidades que num gesto simbólico mostraram como o sector imobiliário pode também ser solidário.

A Just a Change é uma associação sem fins lucrativos que reconstrói casas de pessoas carenciadas em Portugal e foi a ideia premiada no ano passado, na terceira edição dos Prémios do Imobiliário. “Reabilitamos casas, reconstruímos vidas”, é o lema desta entidade que já reconstruiu centenas de casas e instituições, tendo mobilizado para esse fim voluntários dentro e fora de Portugal. Não trabalha só a casa, mas também com as pessoas que lá vivem e na sua integração social. No processo de obra a Just a Change conta com donativos de várias instituições e empresas, empreiteiros contratados e o trabalho dos voluntários que são quem mais interage e se envolve com as pessoas.

Na atual edição, vamos conhecer mais um projeto solidário.