Prémios do Imobiliário

Dos espaços verdes ao urbanismo

29 março 2022 12:32

O projeto “Lousã, Património e História”, foi o vencedor da categoria de Espaço Público em 2021

29 março 2022 12:32

A terceira edição dos Prémios do Imobiliário realizada no ano passado, contou com uma nova categoria, a de Espaço Público. A organização quis com a introdução desta área dar a conhecer obras e projetos de espaços verdes e de urbanismo, espalhados pelo território nacional.

A categoria de Espaço Público em que são avaliadas obras de espaços verdes e de urbanismo, volta a integrar a atual edição deste galardão. Esta é uma área que tem cada vez mais importância em todo o território, pelo seu impacto na qualidade de vida das populações.

No ano passado, na estreia desta categoria nos Prémios do Imobiliário, o projeto “Lousã, Património e História”, promovido pela Câmara Municipal da Lousã, sagrou-se vencedor. Partindo do castelo desta vila, foi criado um caminho pedonal que leva o visitante numa viagem histórica até ao Museu Etnográfico Louzã Henriques, com nova museologia. Durante o caminho pode ser observada a beleza da serra, bem como diversos exemplares arquitetónicos, onde se incluem desde indústria a casas apalaçadas. Este percurso pedonal insere-se numa estratégia de qualificação e promoção da Lousã, realçando a sua história, cultura e tradições.

Espera-se que nesta quarta edição dos Prémios do Imobiliário seja possível dar a conhecer mais exemplos de espaços públicos distribuídos por todo o país.