Prémio Nacional Turismo

Prémio Turismo Autêntico

1 março 2022 23:01

Turismo Autêntico

Pretende-se premiar projetos que valorizam os recursos culturais e naturais do território nacional e as experiências de turismo autênticas.

1 março 2022 23:01

CANDIDATE-SE AQUI

A diferenciação de Portugal como destino turístico assenta nos ativos materiais e imateriais que caracterizam os territórios. Assim, a experiência turística deve relevar e preservar a autenticidade local e regional e a vivência das comunidades locais, respeitando e valorizando os recursos endógenos, de modo a proporcionar maior retorno económico para os territórios através de estadas mais prolongadas.

A atividade turística também contribui para a coesão territorial, ao proporcionar motivações de visita e descoberta em todo o território português, e ao longo de todo o ano. A gestão da capacidade de carga dos territórios e a desconcentração da procura através da geração de novos fluxos turísticos são também dimensões da coesão territorial.

Nesta categoria, são elegíveis projetos que valorizam os recursos culturais e naturais, respeitam a origem do território, valorizam as tradições e a cultura, são promovidos com o apoio dos habitantes locais e contribuem para a coesão territorial, podendo estar associados às seguintes temáticas:

a) Valorização de produtos endógenos
b) Descentralização e mitigação da sazonalidade da oferta turística

CANDIDATE-SE AQUI

CONSULTAR REGULAMENTO E PRÉMIOS

SAIBA COMO MELHORAR A SUA CANDIDATURA