22 abril 2013 13:27
Afinal, sai mais um secretário de Estado, o dos Negócios Estrangeiros, que será substituído por Francisco Almeida Leite, ex-jornalista. A remodelação dura há uma semana.
22 abril 2013 13:27
Subiu para cinco o número de secretários de Estado que hoje tomará posse, em Belém, pelas 19h. Brites Pereira vai deixar os Negócios Estrangeiros e Cooperação e para secretário de Estado de Paulo Portas irá Francisco Almeida Leite, ex-jornalista do "Diário de Notícias" e actual administrador do Instituto Camões
Fernando Alexandre será o novo secretário de Estado da Administração Interna. Independente, foi coautor de um estudo que em setembro de 2012 avaliou de forma muito negativa a baixa da TSU.
Atualmente, integra a direção Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Vai substituir Juvenal da Silva Peneda, que sai do Governo por estar envolvido, como o seu colega da Defesa, Paulo Braga Lino, em operações de "swaps" (compra de produtos financeiros de alto risco), enquanto administrador do Metro do Porto.
Silva Penda e Braga Lino saem depois das Finanças terem detetado eventuais irregularidades, tendo a secretária de Estado do Tesouro admitido enviar o caso para o Ministério Público. Para o lugar de Braga Lino, na Secretaria de Estado da Defesa, vai Berta Cabral, ex-líder do PSD/Açores.
A estes dois novos membros do Governo somam-se mais dois secretários de Estado que irão integrar a equipa de Miguel Maduro, o ministro adjunto empossado na semana passada. São eles, Castro Almeida, que será secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, e António Leitão Amaro, que ocupará a pasta de secretário de Estado do Poder Local.