Presidente

Marcelo convoca Conselho de Estado para junho e convida presidente do Parlamento Europeu

Marcelo convoca Conselho de Estado para junho e convida presidente do Parlamento Europeu
JULIEN WARNAND

Reunião do órgão de aconselhamento do Presidente está marcada para 16 de junho. Será a primeira depois da mais recente crise política

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou esta quarta-feira que convidou a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, para participar numa reunião do Conselho de Estado, salientando a necessidade de combater o populismo na União Europeia (UE). Estamos muito contentes por a ter connosco em Portugal em junho, [...] sendo uma convidada de honra no Conselho de Estado", anunciou o chefe de Estado português.

De acordo com nota entretanto divulgada pela Presidência, o Conselho de Estado vai reunir-se no dia 16 de junho, pelas 14h30. Será, em princípio a primeira reunião depois da mais recente crise política. Marcelo estabeleceu alguma regularidade nas reuniões do Conselho de Estado, que só costumava ser convocado para tratar de assuntos em que é obrigatório o seu parece, como a dissoluçaõ do Parlamento. Com Marcelo a Presidente, as reunião passaram a realizar-se 3 a 4 vezes por ano, muitas vezes com convidados. Desta vez, será, então, com Roberta Metsola.

A reunião abordará as perspetivas sobre a atualidade da Europa, a menos de um ano das eleições para o Parlamento Europeu” acrescenta a nota. recorde-se que a própria data dessas eleições está a ser muito discutida entre os partidos políticos portugueses por ter de ser a 9 de junho, num fim-de-semana alargado.

"Apenas poucas personalidades vieram do estrangeiro para partilhar a sua experiência, sendo tão jovem", destacou Marcelo Rebelo de Sousa, falando numa "oportunidade única para Portugal e para os portugueses". Esta posição do chefe de Estado português foi transmitida em conferência de imprensa após uma reunião bilateral com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, antes de Marcelo Rebelo de Sousa se dirigir aos eurodeputados num discurso no hemiciclo europeu sobre a sua visão relativa aos desafios da Europa.

À imprensa, o Presidente da República vincou que "a única forma de lutar contra o populismo é estar lá e abordar os problemas das pessoas, para não haver espaços em branco que possam ser preenchidos com qualquer outra coisa". Por essa razão, "não podemos tomar [a Europa] como garantida, é preciso trabalhar todos os dias, e é isso que está a fazer", adiantou, dirigindo-se a Roberta Metsola.

Aos 44 anos, Roberta Metsola é a mais jovem presidente da assembleia europeia, com Marcelo Rebelo de Sousa a salientar a sua "perspetiva [europeia] e de futuro" e o seu "contacto com as pessoas". Em resposta, Roberta Metsola disse estar satisfeita por encontrar o chefe de Estado em Lisboa "dentro de semanas", sublinhando que "os portugueses são muito europeístas".

Neste encontro com a responsável, Marcelo Rebelo de Sousa abordou assuntos como a guerra da Ucrânia e as suas consequências sociais e económicas, bem como as relações entre a UE e África, nomeadamente com os países africanos de língua portuguesa, e com a América Latina, nomeadamente com o Brasil.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas