IL mantém confiança em Rodrigo Saraiva e Carla Castro na direção da bancada
Bancada liberal decide manter direção em funções, após Rui Rocha ter sido eleito líder da IL
Bancada liberal decide manter direção em funções, após Rui Rocha ter sido eleito líder da IL
O grupo parlamentar da Iniciativa Liberal (IL) renovou esta quinta-feira a confiança política em Rodrigo Saraiva e Carla Castro como líder e vice-presidente da bancada, respetivamente.
A decisão foi tomada em reunião do grupo parlamentar, quatro dias após Rui Rocha ter sido eleito líder da IL, sucedendo a Cotrim de Figueiredo, na Convenção do partido este fim de semana.
Tanto Rodrigo Saraiva como Carla Castro, derrotada por Rui Rocha nas eleições internas, tinham colocado os seus lugares à disposição, mas houve consenso para a direção da bancada se manter em funções.
Durante a reunião foi decidida também a reorganização das comissões, uma vez que Cotrim enquanto líder só estava na comissão eventual de revisão constitucional. Agora, o antigo líder passará a marcar também presença na comissão de Orçamento e Finanças e na Comissão de Agricultura e Pescas.
Já Carla Castro deixa de ter lugar na Comissão de Orçamento e Finanças, mas mantém-se na Comissão de Educação e Ciência enquanto coordenadora do grupo parlamentar. Ao mesmo tempo, assume lugar na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, pasta que era de Rui Rocha.
Por sua vez, Rui Rocha fica dedicado apenas à liderança da IL, perdendo assim o lugar de efetivo na Comissão de Agricultura e Pescas e na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, enquanto coordenador do grupo parlamentar dos liberais. E deixa também de ser suplente na 1ª Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e na Comissão de Educação e Ciência.
No domingo, Rui Rocha foi eleito líder da IL com 51,7% dos votos, contra 44% da sua principal adversária Carla Castro na VII Convenção do partido. Recorde-se que o número 2 da lista, Paulo Carmona propôs que Rui Rocha fosse o próximo líder parlamentar, caso Carla Castro fosse eleita presidente dos liberais.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lpcoelho@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes