Exclusivo

Política

Esquerda aposta na luta política para travar medida das pensões. Eventual inconstitucionalidade fica de fora

Esquerda aposta na luta política para travar medida das pensões. Eventual inconstitucionalidade fica de fora
ANDRÉ KOSTERS/LUSA

Bloco de Esquerda e PCP estão contra a ideia do Governo para compensar os pensionistas pelos efeitos da inflação. Mas não falam em levar questão ao Tribunal Constitucional. Medida é inconstitucional? Constitucionalistas dizem que, “à primeira vista, não parece”

Uma “fraude”, um “logro”, uma “manigância” do Governo, e uma forma de “reabilitar o discurso da direita contra o qual se fizeram as escolhas políticas” da geringonça. Bloco de Esquerda e PCP convergem na ideia de que a medida anunciada pelo Governo para as pensões, e o argumento para ela, é uma forma de pôr os pensionistas a pagar o aumento do custo de vida. Mas nem um nem outro dos antigos parceiros do PS fala em inconstitucionalidade. A batalha está, para já, colocada no plano político e parlamentar.

Ao Expresso, o deputado José Soeiro lembra que o processo legal está longe de estar fechado, o que significa que “o Governo ainda pode recuar”. É nessa brecha, e na força da mobilização social e política, que o Bloco põe agora todas as fichas. “Até se concretizar [legalmente], não é o momento de suscitar a apreciação constitucional”.

Para os bloquistas, a ideia do Governo “não é surpreendente, mas é grave”, porque vem confirmar uma suspeita que o Bloco foi apontando no início deste mandato. “Com a maioria absoluta, o PS está a renegar os princípios dos acordos à esquerda” e a proceder a “uma reorientação política”. José Soeiro recupera, aliás, o início do acordo de governação de 2015 para lembrar que ele foi feito a partir de uma ideia “que cortava com o discurso da direita” sobre a sustentabilidade da Segurança Social (SS). “A esquerda conseguiu impor ao PS o pressuposto de que a sustentabilidade não se garante empobrecendo os pensionistas”, afirma Soeiro.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jdcorreia@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas