Marcelo e Cravinho no funeral de José Eduardo dos Santos
Presidência confirmou o que Marcelo tinha anunciado logo no dia da morte do ex-Presidente angolano
Presidência confirmou o que Marcelo tinha anunciado logo no dia da morte do ex-Presidente angolano
Portugal vai ser representado no funeral de José Eduardo dos Santos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. Logo no dia em que foi conhecida a morte do ex-Presidente angolano, Marcelo disse que iria ao funeral com Cravinho. Mas, entretanto, passou mais de um mês e agora que o funeral vai acontecer, a Presdiência da República confirmou a presença.
"Conforme oportunamente anunciado, o Presidente da República estará presente nas exéquias do antigo Presidente José Eduardo dos Santos. O Chefe de Estado é acompanhado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros", anuncia o site da Presidência portuguesa.
José Eduardo dos Santos, que governou Angola de 1979 a 2017, morreu, a de julho, com 79 anos, em Barcelona, Espanha, onde passou a maior parte do tempo nos últimos cinco anos. Depois de várias questões entre a famí tiveram de ser dirimidas pela justiça espanhola, o corpo do ex-Presidente angolano chegou a Luanda no sábado, oriundo de Barcelona num voo da companhia aérea angolana TAAG.
As cerimónias fúnebres deverão decorrer em 28 de agosto, em Luanda, segundo o porta-voz do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder), Rui Falcão.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: elourenco@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes