Exclusivo

Política

25 jovens, 3 meses, um bootcamp: bem-vindos ao “acelerador de políticos”

25 jovens, 3 meses, um bootcamp: bem-vindos ao “acelerador de políticos”
DR Assunção Castelo Branco

Rita foi ministra por instantes. Vasco estuda cozinha mas quer mostrar aos moradores da sua freguesia que podem ser ouvidos. Fabiana tem apenas 17 anos, adora poesia e quer deixar de ter medo de falar de política. Academia política apartidária lançada por um grupo de nove empreendedores pôs, de abril a julho, um grupo de 25 jovens a pensar política, argumentação, gestão de crise e poder local. Ideologia à parte, objetivo é formar mil jovens até às próximas legislativas

Eram 5h da manhã quando o despertador tocou nos vários quartos de uma unidade hoteleira do Fundão. A noite anterior tinha sido longa, com um exercício de simulação de “debate parlamentar britânico”, onde cada um tinha de defender uma posição e o seu contrário, e tinha terminado já perto das 2h da manhã. Alvorada, é hora de novo exercício: gestão de crise.

Rita Sousa está num quarto com mais três colegas e recebe instruções: um incêndio de grandes dimensões deflagrava no país e os jornalistas estavam lá em baixo, no átrio, à espera de uma reação do Ministério da Administração Interna. Em poucos minutos, a equipa de cada quarto tinha de se vestir, distribuir papéis, informar-se sobre o tema, construir a narrativa e descer para enfrentar as perguntas da comunicação social. Por instantes, Rita Sousa, jovem de 22 anos natural de Almada, que começou por estudar engenharia eletrotécnica e está agora a terminar o curso de Direito, é a ministra da Administração Interna, enquanto os três colegas de quarto são adjuntos e assessores.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rdinis@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas