Política

Pedro Reis candidata-se a bastonário da Ordem dos Economistas

29 agosto 2021 11:35

Antigo presidente da AICEP e atual diretor de Banca Institucional do BCP, Pedro Reis conta com o apoio do atual bastonário, Rui Leão Martinho.

29 agosto 2021 11:35

Pedro Reis, ex-Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), e atualmente no Millennium BCP, é candidato à sucessão de Rui Leão Martinho na liderança da Ordem dos Economistas. As eleições terão lugar no final deste ano e o atual Bastonário, que completa o terceiro mandato, já se manifestou indisponível para uma recandidatura.

Pedro Reis tem o apoio de Leão Marinho e da sua Direção e propôe-se "ajudar a valorizar o papel da profissão e a reforçar a dinâmica da Ordem numa fase tão desafiante para a economia portuguesa como a que atravessamos e que continuaremos a viver nos próximos anos".

"Procurando dar continuidade ao ótimo trabalho que tem vindo a ser feito, é certo, mas com uma perspetiva renovada", Pedro Reis afirma, em comunicado, que tentará "envolver em particular as novas gerações e promover um equilíbrio de género mais efetivo". "Isso mesmo será visível na composição da Direção que irei propor, que aportará um equilíbrio no que se deseja de serena continuidade face à equipa anterior que muito admiro e cujo apoio declarado desde já agradeço, e com os quais conto em pleno”, acrescenta.

O atual bastonário considera que Pedro Reis "reúne todas as condições, dada a sua vasta experiência, a sua capacidade em construir e mobilizar equipas, o seu percurso particularmente rico em Instituições relevantes e a sua credibilidade pública, para encabeçar uma lista de renovação serena e para trazer à Ordem dos Economistas o fôlego de uma nova dinâmica bem necessária face aos tempos exigentes que se aproximam para o exercício da profissão”.

Pedro Reis tem 53 anos e é licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, tendo complementado o seu percurso académico com formação na Harvard Business School (EUA) em Strategic Finance (2005), no Insead (França) no AMP – Advanced Management Program (1995) – e também na Universidade Católica, no PAGE – Programa Avançado de Gestão para Executivos (1994-95).

Entre 2011 e 2014, foi Presidente da AICEP e integrou a Secretaria Executiva do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE). Em maio de 2014, Pedro Reis tornou-se Assessor Sénior da Comissão Executiva do Banco Millennium BCP. Em 2015, tornou-se também administrador executivo da BCP Capital, em 2017 assumiu a Direção de Marketing Estratégico e Business Development de Empresas no Millennium BCP, e desde 2019 está na Direção de Banca Institucional no Millennium BCP.