PR condecora (mais) 26 militares de Abril com a Ordem da Liberdade
Cerimónia de Imposição de condecorações a militares de Abril de 1974 com a Ordem da Liberdade. Picadeiro Real do Palácio de Belém, 19 de agosto de 2021
Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República
Correia Bernardo, Mário Tomé, Duran Clemente, Jorge Golias, Francisco Santos Silva, Valdemar Patrício, João Andrade da Silva, Luís Villas Boas e Luís Atáide Banazol (este último a título póstumo) são alguns dos 26 militares do 25 de Abril que o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa condecorou esta quinta-feira com a Ordem da Liberdade, Grau de Grande-Oficial
Cerimónia de Imposição de condecorações a militares de abril de 1974 com a Ordem da Liberdade. Picadeiro Real do Palácio de Belém, 26 de fevereiro de 2021
Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República
A lista com os nomes de todos os 26 militares que foram distinguidos esta quinta-feira ainda não foi divulgada mas o Expresso sabe que dela fazem parte os (então) capitães Jorge Golias, Duran Clemente e Valdemar Patrício, os (então) tenentes João Andrade da Silva e Francisco Santos Silva, o (então) major Mário Tomé e o (então) tenente-coronel Luís Ataíde Banazol que foi distinguido a título póstumo, tendo a insígnia sido entregue à família.
O coronel Correia Bernardo foi o principal responsável pelo planeamento e organização da coluna militar enviada de Santarém para Lisboa. Esteve ao lado de Salgueiro Maia até ao dia da sua morte
Outro dos militares distinguidos é o (então) capitão Luís Villas Boas, atualmente diretor do Refúgio Aboim Ascensão, no Algarve.
Ainda José Glória Alves, Simões Telles e Mário Pinto (este último dos paraquedistas).A cerimónia restrita realizou-se ao início da tarde desta quinta-feira Picadeiro Real do Palácio de Belém. Presentes o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.
Marcelo já tinha condecorado 27 militares em fevereiro
Alexandre Sousa Pinto, Aniceto Afonso, Carlos Matos Gomes, Joaquim Rocha Santos, Christian Bastos Andersen, José Martins Ferreira, Carlos Azeredo, Garcia Correia e o (então) capitão (e depois jornalista) José Manuel Barroso são nove nomes do grupo de 27 militares que Marcelo Rebelo de Sousa condecorou no final de fevereiro.
A primeiro grupo de cerca de cem militares que participaram no 25 de Abril de 1974. com 27 militares do 25 Abril de 1974 que Marcelo Rebelo de Sousa condecorou em fevereiro deste ano.
Neste momento, o Presidente já condecorou 52 dos militares que contribuíram para a queda da ditadura. Até à comemoração dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, Marcelo Rebelo de Sousa decidiu que condecorará todos os militares que estiveram envolvidos no 25 de Abril.
Branco e amarelo são as cores da Ordem da Liberdade e o distintivo é um "medalhão constituído por um círculo central de esmalte branco com uma cruz grega de esmalte azul perfilada de ouro", explica a página relativa às Ordens Honoríficas portuguesas da Presidência da República.
Um capitão do Movimento das Forças Armadas disse ao Expresso sabe que há um terceiro grupo de militares que ainda vai ser condecorado, essencialmente constituído "por nomes mais polémicos dos militares de Abril, quase todos falecidos".