Exclusivo

Política

Russiagate. Encarregado de dados acusa Medina de exoneração motivada por “contexto político e pré-eleitoral”

Russiagate. Encarregado de dados acusa Medina de exoneração motivada por “contexto político e pré-eleitoral”
Ana Baião
Encarregado de proteção de dados, nomeado em 2018 e exonerado na sequência do russiagate, diz que nunca foi informado do envio de e-mails do Gabinete de Apoio à Presidência às embaixadas e que, por isso, não tinha como saber que violavam a proteção de dados. Luís Feliciano mantém que cumpriu “todas as obrigações” e que só é afastado pela proximidade das eleições autárquicas

Ao fim de um mês de polémica no caso russiagate, o encarregado de proteção de dados (EPD) da Câmara Municipal de Lisboa, exonerado por proposta do executivo de Fernando Medina, vem a público defender “o bom nome e a reputação”. E acusar o presidente da Câmara de Lisboa, e recandidato pelo PS, de o afastar por motivos políticos.

Num comunicado recebido pelo Expresso, Luís Feliciano faz uma breve cronologia do percurso enquanto EPD. Designado em 2018, e tendo por isso ficado também como Coordenador da Equipa de Projeto para a Implementação do RGPD (Regime Geral de Proteção de Dados), Feliciano afirma que ficou, desde a primeira hora, numa posição “incómoda”, uma vez que, “enquanto EPD não poderia tomar decisões quanto aos tratamentos de dados, mas tão só aconselhar, sensibilizar, cooperar e ser o ponto de contacto com a CNPD [Comissão Nacional de Proteção de Dados], interagir com os titulares dos dados e assegurar a realização de auditorias, o que não significa realizá-las”.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jdcorreia@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas