Política

Iniciativa Liberal faz tiro ao alvo (literalmente) ao Governo em arraial de Santo António. O boneco era Pedro Nuno Santos

13 junho 2021 14:36

Tiago Soares

Tiago Soares

Jornalista

Evento do partido envolveu uma série de jogos não recomendados pela DGS: no tiro ao alvo, foi utilizado um manequim sem mãos que envergava uma t-shirt de Che Guevara. Inicialmente sem rosto, o boneco acabou por receber a cara de Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação. Um outro jogo de setas era composto pelas caras de outros adversários políticos, como António Costa, Catarina Martins, ou Jerónimo de Sousa

13 junho 2021 14:36

Tiago Soares

Tiago Soares

Jornalista

A Iniciativa Liberal organizou este sábado um arraial de Santo António em Lisboa: foi anunciado como um “evento político” para cerca de mil pessoas, e todas as atividades além do comício tiveram um parecer negativo da DGS. Entre essas atividades desaconselhadas incluíam-se 20 barraquinhas montadas pelo partido no local, cuja finalidade a DGS disse desconhecer.

Mas o partido manteve as barracas e durante a festa mostrou para que serviam: jogar ao tiro ao alvo com arco e flecha, sendo que em pelo menos um desses locais o alvo era um manequim sem mãos vestido com uma t-shirt de Che Guevara. O boneco não tinha rosto, mas recebeu um no decorrer do evento: o de Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação.

Numa fotografia publicada no Twitter, é possível ver João Cotrim Figueiredo, deputado e líder do partido, a praticar esse desporto de tiro ao comunismo numa barraca da Iniciativa Liberal de Loures. Com um pormenor: a foto em questão foi editada para não revelar o rosto do manequim. Noutra fotografia, num local diferente do arraial, é facilmente identificável o rosto do ministro com a mesma t-shirt de Che Guevara.

As setas foram outro jogo que animou o dia dos liberais. Neste caso, os alvos fixados eram diversos: além de Pedro Nuno Santos, a organização colocou em várias zonas do alvo circular fotografias de António Costa, Marta Temido, Jerónimo de Sousa, Catarina Martins, Rui Rio, Eduardo Cabrita, Augusto Santos Silva, e Fernando Medina. “Aproveito para dizer que, com aquecimento, consigo ser bom em jogos de setas”, comentou Tiago Mayan Gonçalves, candidato presidencial da Iniciativa Liberal, na sua conta do Twitter.

Noutro vídeo também publicado no Twitter é possível ver outro jogo do arraial liberal: consistia em derrubar o máximo de latas de cerveja possível, sendo que as latas estavam revestidas com uma fotografia de Isaltino Morais, autarca de Oeiras e ex-militante do PSD que já esteve preso por fraude fiscal e branqueamento de capitais.