22 abril 2021 23:00

Quarenta e sete anos após o 25 de Abril de 1974, os portugueses estão tranquilos quanto à natureza do regime mas a sondagem ICS/ISCTE diz que 40% veem grandes defeitos na nossa democracia
22 abril 2021 23:00
A culpa não é da pandemia, que aparentemente nem melhorou nem piorou a avaliação que os portugueses fazem do estado da nossa democracia, mas para uma esmagadora maioria dos inquiridos de uma sondagem ISC/ISCTE para o Expresso e para a SIC nos 47 anos do 25 de Abril, a democracia portuguesa tem defeito. Não está em causa a natureza do regime — apenas 4% consideram que Portugal nem é um regime democrático. Mas está em causa a consistência e a plenitude da democraticidade vivida e só 10% sentem que a nossa democracia é “plena”.
O carácter mais ou menos defeituoso do regime divide dois grupos e o balanço, do mal o menos, não cai para o pior prato da balança. Se 36% dos inquiridos dizem que Portugal é uma democracia “com muitos defeitos” (fazendo 40%, se juntarmos os que não a veem como tal), há 47% que apenas lhe apontam “pequenos defeitos”. A soma é que estraga tudo: se excluirmos o grau, 83% de portugueses acham a vida democrática à portuguesa defeituosa.