Política

Assis puxa pela esquerda moderada

fernando veludo

Ex-eurodeputado prepara revista e conferência em 2020. Objetivo: lutar contra um país polarizado entre o BE e uma direita radical

27 julho 2019 20:02

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

Francisco Assis está preocupado com a perda de influência das correntes moderadas, tanto à esquerda como à direita. “Neste momento há uma hegemonia de pensamento da esquerda mais à esquerda do PS, e à direita está a crescer o pensamento mais conservador e reacionário. Estamos perante o risco de ter um país polarizado entre o Bloco de Esquerda e os sectores mais radicais da direita, que ganharão mais força depois do previsível mau resultado do PSD de Rui Rio” nas próximas legislativas, avisa o ex-eurodeputado do PS.

Perante este cenário, Assis propõe-se contribuir para resgatar o pensamento moderado, tanto no centro-esquerda como no centro-direita. E tem um plano. Ainda este ano, depois das eleições legislativas, o antigo líder parlamentar socialista pretende lançar uma revista, “em princípio” de periodicidade trimestral, que junte pessoas da “esquerda liberal e democrática, com abertura à direita mais liberal e democrática”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)