19 dezembro 2018 12:35
As palavras também podem ser rebeldes, divertidas, fugitivas. Sandro William Junqueira entendeu-as como personagens vivas e isso proporcionou-lhe várias hipóteses narrativas. “As Palavras que Fugiram do Dicionário” (Caminho, 2018) que escreveu e Richard Câmara ilustrou, é um livro que pode ser partilhado entre adultos e crianças, uma hipótese de viagem pela língua. Em Palavra de Autor, o escritor lê excertos e conversa com Cristina Margato, sobre esse lugar misterioso e extraordinário de onde os livros vêm
19 dezembro 2018 12:35
“As Palavras que Fugiram do Dicionário” (Caminho,2018), de Sandro William Junqueira, é um livro que nasceu há muitos anos, quando o filho do escritor, Guilherme, hoje com 17 anos, não conseguindo dizer olheiras, começou a dizer “orelheiras”.
Seguiu-se “Cansura”, uma canseira que dura; e depois “Pomba-relógio”. Aos poucos, Sandro William Junqueira inventou muitas outras palavras, inspirado, em parte, no olhar que encontrou na poesia do brasileiro Manoel de Barros: “Ele fechava-se num pequeno quarto todos os dias de manhã a que chamava o lugar de ser inútil e ficava à espera que as palavras chegassem. Os poemas que fazia eram inutensílios.”
“As Palavras que Fugiram do Dicionário” é um livro que facilmente pode ser partilhado entre adultos e crianças. “Quis com este livro que cada palavra fosse um momento para aumentar o mundo e os horizontes.” As palavras que Sandro William Junqueira inventa comunicam umas com as outras e criam várias possibilidades narrativas, tal como as ilustrações de Richard Câmara que as acompanham.
Sandro William Junqueira nasceu na Rodésia em 1974. Chegou a Portugal dois anos depois, e viveu em diversos lugares. É autor de vários livros: "Quando as Girafas Baixam o Pescoço", "No Céu não há Limões", "Um Piano para Cavalos Altos","O Caderno do Algoz" e "A Grande Viagem do Pequeno Mi".

Assinar o Palavra de Autor no iTunes: https://apple.co/2NUBVYP
Assinar o Palavra de Autor no Soundcloud: https://bit.ly/2L4bfrC
Se usar Android, basta pesquisar Palavra de Autor na sua aplicação de podcast