O Mundo a Seus Pés

O mundo a seus pés #7: Macau corre risco de ser contaminado pelos protestos de Hong Kong?

16 dezembro 2019 17:02

Pedro Cordeiro

Pedro Cordeiro

Editor da Secção Internacional

Durante 450 anos Macau foi território português. Uma colónia pela qual chegámos a pagar tributo à China, ou seja, uma espécie de renda. Macau tem agora 34 quilómetros quadrados e as receitas provenientes do jogo competem com as de Las Vegas. Na semana em que se assinalam 20 anos da transferência do poder de Portugal para a China, queremos saber o que resta da presença portuguesa, e se a contestação que está a acontecer em Hong Kong vai chegar ao território onde se falou patuá

16 dezembro 2019 17:02

Pedro Cordeiro

Pedro Cordeiro

Editor da Secção Internacional

Este debate tem a participação da investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, Raquel Vaz Pinto — especialista em política externa chinesa — e António Caeiro, o único jornalista português (e também o único cidadão português) que estava em Pequim no dia 19 de dezembro de 1999, o domingo em que se realizou a cerimónia comemorativa do regresso de Macau à tutela política do Império do Meio.

Para além dos dois convidados do Expresso, participam ainda os jornalistas Manuela Goucha Soares e Pedro Cordeiro, editor do Internacional, que tem a seu cargo a moderação do debate. A gravação e edição multimédia é de Rúben Tiago Pereira.

O mundo a seus pés é o podcast da secção internacional do Expresso. De 15 em 15 dias vamos falar de assuntos que dominam a atualidade mundial. Para decifrar um mundo cada vez mais complexo, contaremos com os nossos jornalistas, mas também com correspondentes e outros convidados, que nos ajudarão a explicar o que se passa nas várias paragens do planeta.

Não estaremos necessariamente colados aos episódios da quinzena, mas a grandes questões de interesse global, procurando voltar a nossa análise para o futuro.

tiago pereira santos