• Invasões Bárbaras

    Invasões Bárbaras

    06.03.2021 às 22h40

    Expresso

    Iryna Shev, Olivier Bonamici, José Milhazes e Giuliana Miranda são as Invasões Bárbaras da SIC Notícias. Quatro olhares cruzados com raízes ucranianas, franco-italianas, luso-eslavas e sul-americanas sobre o rectângulo nacional e não só

  • Invasões Bárbaras: A justiça e a corrupção em Portugal

    Invasões Bárbaras

    Invasões Bárbaras: A justiça e a corrupção em Portugal

    19.12.2021 às 8h00

    SIC Notícias

    As condenações por corrupção duplicaram na última década e houve também um aumento de mais de um terço dos processos de corrupção abertos na Polícia Judiciária. A par disto, tem se falado cada vez mais, na praça pública, sobre casos como os de João Rendeiro ou de Manuel Pinho. Avaliamos a forma como os portugueses olham para os problemas ligados à corrupção - incluindo os "pequenos" esquemas do dia a dia - e passamos os olhos por algumas das armas que se usam lá fora. Aproveitamos também o último programa do ano para fazermos um destaque aos acontecimentos que marcaram 2022.

  • Invasões Bárbaras: Portugal está pronto para falar sobre racismo?

    Invasões Bárbaras

    Invasões Bárbaras: Portugal está pronto para falar sobre racismo?

    12.12.2021 às 8h00

    SIC Notícias

    Partimos da versão preliminar do relatório sobre a discriminação racial em Portugal, do grupo de trabalho das Nações Unidas sobre Pessoas de Ascendência Africana, para falar sobre o racismo em Portugal. Analisamos também a forma como por aqui se debate o tema do colonialismo. Numa radical mudança de tom, deixamos uma série de conselhos para os estrangeiros que queiram vir para cá morar. Os portugueses não sabem, mas quem vem de fora estranha a televisão estar ligada durante todas as refeições ou o uso do NIF em tudo e mais alguma coisa.

  • Invasões Bárbaras: Estamos a saber lidar com o VIH?

    Invasões Bárbaras

    Invasões Bárbaras: Estamos a saber lidar com o VIH?

    05.12.2021 às 8h00

    Há sociedades que optam por políticas que incentivam a abstinência sexual, mas os números mostram que isso não é a forma mais correta de se lidar com o problema. Portugal, tem vindo a fazer um bom trabalho na luta contra a doença, mas este ano foi o único país da União Europeia que não enviou os dados relativos a 2020. Falamos ainda sobre as polémicas à volta do futebol português

  • Invasões Bárbaras: O cansaço das medidas de contenção da pandemia

    Invasões Bárbaras

    Invasões Bárbaras: O cansaço das medidas de contenção da pandemia

    28.11.2021 às 8h01

    Iryna Shev

    A partir da próxima quarta-feira entram em vigor uma série de novas medidas de contenção da pandemia da Covid-19. Mas o ambiente que se sente é de cansaço e confusão. Falamos de Portugal, mas também de outros tantos países onde as liberdades individuais voltam a estar um tanto ou quanto controladas, em prol da saúde pública e da economia. Falamos também sobre os novos hábitos alimentares. Sabia que um milhão de portugueses passaram a dispensar a carne e o peixe na sua dieta diária? É bom para o planeta, sem dúvida, mas e para as tradições culturais?

  • Invasões Bárbaras: O poder de compra dos portugueses (ou a falta dele)

    Invasões Bárbaras

    Invasões Bárbaras: O poder de compra dos portugueses (ou a falta dele)

    21.11.2021 às 8h04

    Iryna Shev

    O anunciado aumento do salário mínimo para o próximo ano é uma boa novidade, ainda assim, será boa o suficiente, tendo em conta o preço do custo de vida em Portugal? Cada vez mais ter um emprego garantido já não garante nada. Apostamos no poder de compra como um dos temas centrais das próximas eleições legislativas. Falamos ainda sobre o início das celebrações do centenário de José Saramago, a polémica que ainda perdura em torno do Nobel de Literatura e abordamos a relação dos portugueses com a literatura.

  • Invasões Bárbaras: o papel de Portugal na crise dos migrantes na Polónia

    Invasões Bárbaras

    Invasões Bárbaras: o papel de Portugal na crise dos migrantes na Polónia

    14.11.2021 às 8h00

    Iryna Shev

    A crise humanitária que se vive na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia é da responsabilidade de todos, mas a União Europeia não está a saber lidar com a situação. Além disso, está a ficar refém do ditador Aleksandr Lukashenko e de Vladimir Putin. Falamos também sobre a forma como Portugal está a lidar com as alterações climáticas. Será que o "país dos eucaliptos" está a seguir o caminho correto?

  • A direita em Portugal vista com olhos de fora

    Invasões Bárbaras

    A direita em Portugal vista com olhos de fora

    07.11.2021 às 8h00

    Medimos a temperatura aos partidos de direita portugueses, explorámos o que os diferencia entre si e comparámos com o que se passa lá fora. A conversa passou também pelo tema da emigração: como é que os portugueses olham para a sua diáspora? Não a deveriam valorizar mais?

  • Crise política em Portugal? I don't understand!

    Invasões Bárbaras

    Crise política em Portugal? I don't understand!

    31.10.2021 às 8h05

    Portugal foi visto durante os últimos anos como um país exemplar no que toca à estabilidade política - não nos podemos esquecer da romaria de políticos que veio cá em busca de inspiração -, por isso, tem sido difícil explicar aos estrangeiros a atual crise política. Depois de uma análise à esquerda portuguesa (e não só), passamos os olhos pelo tema do profissionalismo dos portugueses e a nossa cultura de trabalho