Expresso Imobiliário

Fernando Nunes da Silva: o passe social levou a “25% de acréscimo na procura de transportes. Foi brutal, Lisboa não estava preparada”

“Houve 25% de acréscimo na procura de transportes. Não encontra situações destas em lado nenhum. Num espaço de meses teve um acréscimo brutal, teve consequências ao nível da oferta que não estava preparada para aquele fluxo de pessoas”, conta Fernando Nunes da Silva, especialista em mobilidade urbana, acerca da introdução do passe social navegante na Área Metropolitana de Lisboa. “Não só foi uma revolução nos transportes como no rendimento das famílias”, diz e acrescenta ainda que esta medida retirou alguns carros da capital. O professor catedrático aposentado do Instituto Superior Técnico e ex-vereador no mandato de 2009/13 para a mobilidade e transportes da Câmara Municipal de Lisboa explica que ainda há muito para fazer nesta área, já que Portugal tem uma das taxas mais elevadas de motorização da Europa e que “a seguir à casa o que compramos é o carro”

José Fernandes

Em 1970 tínhamos qualquer coisa como 70 veículos por mil habitantes e hoje estamos acima de 500. “Passámos rapidamente de andar a pé para andar de automóvel”, refere Fernando Nunes da Silva. Explica ainda que a população nacional, envelhecida, se habituou a organizar a sua vida em torno do automóvel. Mas as novas gerações dão menos importância à posse do carro e isso é já por si só uma mudança de paradigma.

Há ainda, no entanto, muito a melhorar no que respeita à mobilidade em cidades como Lisboa. Há questões a resolver como: uma gestão mais eficaz da oferta de transportes públicos, um urbanismo que inclua melhores acessibilidades e pensar o problema da mobilidade, como um todo. Este especialista está otimista quando ao futuro já que as novas gerações são mais exigentes quanto a um mundo mais sustentável.

Este décimo episódio do Expresso Imobiliário foi conduzido por Maribela Freitas e teve sonoplastia de Salomé Rita.

Tiago Pereira Santos

Podcast semanal em que são abordadas as mais diversas temáticas relacionadas com o Imobiliário, um sector fundamental para a economia nacional. Da habitação ao investimento, passando pela arquitetura e construção, as jornalistas Maribela Freitas, do Expresso, e Rita Neves, da SIC, convidam especialistas para refletir sobre problemas, tendências e caminhos futuros desta área.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MFreitas.externo@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas