Expresso da Manhã

“É o INE e não a AIMA que sabe dizer quantos imigrantes vivem em Portugal”, diz a diretora da Pordata, Luísa Loura

A propósito da polémica criada pelas declarações do Presidente da República que se afirmou perplexo com a informação, alegadamente contraditória, do INE e da AIMA sobre imigrantes residentes em Portugal, fomos ouvir a diretora da Pordata, o portal estatístico da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Luísa Loura lembra que a produção de informação estatística é do INE e que os dados da AIMA são sobre pedidos de residência, mas não respondem à questão de saber quantos cá estão

A polémica com os números vai sendo servida aos bochechos e, não tarda nada, faz um mês que o Presidente da República se afirmou perplexo com o número de residentes em Portugal, apresentado pelo INE, que não jogava com o número de imigrantes anunciado ao país pela AIMA, mas não entregue ao INE.

Há uma desconfiança, que não era apenas do Presidente da República, de que o número de imigrantes presentes no nosso país está muito empolado para melhor justificar uma das políticas mais restritivas da Europa em matéria de imigração.

Tiago Pereira Santos

Neste podcast diário, Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do Expresso, correspondentes internacionais e comentadores. De segunda a sexta-feira, a análise das notícias que sobrevivem à espuma dos dias. Oiça aqui outros episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jmartins@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate