Bloco de Leste

Suécia e Finlândia: zona do Ártico vai ser um novo foco de tensão, com vários países a disputá-la

19 maio 2022 7:30

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

O terceiro episódio do podcast Bloco de Leste é dedicado à Suécia e Finlândia, os dois países escandinavos que procuram agora entrar na NATO. Porquê a mudança na histórica posição de neutralidade? Quais as implicações na região? O que pode acontecer a seguir? Uma conversa com Lourenço Pereira Coutinho

19 maio 2022 7:30

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

Hoje não falamos de um só Estado, mas de dois dos países escandinavos, a Suécia e a Finlândia, cuja atuação neste conflito merece um olhar mais atento. É que depois da invasão russa da Ucrânia, ambos mudaram de posição e decidiram deixar de lado a sua histórica neutralidade, para finalmente abraçar a Aliança Atlântica, que assim se prepara para ter mais 1300 quilómetros de fronteira com a Rússia.

Algo está a mexer na Escandinávia e para nos ajudar na conversa contamos com Lourenço Pereira Coutinho, historiador, professor e colunista do Expresso.

Uma conversa que olha também para o que pode acontecer daqui para a frente, nomeadamente na Rússia de Putin. Lourenço Pereira Coutinho alerta: “Não podemos adivinhar o que se passa no Kremlin, mas não excluo a possibilidade de um golpe de estado. Dificilmente um líder russo sobrevive a uma derrota militar.”

A guerra é na Ucrânia, mas os efeitos fazem sentir-se em muitos outros países. O novo podcast do Expresso olha para Leste: da Polónia ao Cazaquistão, do Báltico à China. Todas as semanas um episódio dedicado a um país. Bloco de Leste é um projeto de Martim Silva, diretor-adjunto do Expresso.