As Mulheres Não Existem

Rita Pereira Carvalho: “Durante a pandemia, ninguém bateu palmas às empregadas da limpeza nos hospitais“

12 setembro 2022 12:04

A jornalista Rita Pereira Carvalho é a convidada deste episódio do podcast As Mulheres Não Existem. À conversa com Carla Quevedo e Matilde Torres Pereira, fala sobre o que a levou a escrever sobre mulheres, nomeadamente sobre aquelas que, apesar de fazerem um trabalho fundamental, não são vistas como pessoas.

12 setembro 2022 12:04

nuno fox

Habituada a uma vida familiar marcada pela influência feminina, Rita Pereira Carvalho sempre procurou perceber o trabalho desempenhado pelas mulheres. Aos 28 anos escreve “As Invisíveis - Histórias sobre o trabalho da limpeza” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e que ocupa grande parte da conversa neste episódio. A invisibilidade das mulheres que trabalham a limpar os escritórios, os hospitais e os hotéis, muitas vezes enquanto dormimos, é manifestada com mágoa nos testemunhos relatados ao longo do livro. Mas ser ignorado, não visto, é por vezes uma situação menos incómoda do que ser alvo da brutalidade do racismo e da xenofobia, como tantas vezes acontece a empregadas domésticas rejeitadas por serem negras ou estrangeiras. “Fazer limpezas não é sequer considerado como uma opção para juntar dinheiro” relata Rita Pereira Carvalho, sublinhando o preconceito com que este trabalho indispensável é visto pela maioria. “Durante a pandemia, ninguém bateu palmas às empregadas da limpeza nos hospitais e não foram vacinadas juntamente com os profissionais de saúde” apesar de também fazerem um trabalho essencial.

nuno fox

Neste episódio houve ainda espaço para falarmos um pouco da biografia da repórter de guerra Christiane Amanpour e da entrevista de Maria João Avillez ao Papa Francisco, o qual considerou um “acto de justiça” nomear mulheres para a administração do Vaticano. Recomendámos ainda uma obra de Agatha Christie e “The Baby”, uma série de comédia e terror na HBO.

tiago pereira santos

Todas as semanas, trazemos uma nova convidada para uma conversa exclusiva sobre a sua vida e o percurso profissional - mulheres que são casos individuais e também inspiradores de determinação, curiosidade, inteligência e vontade de arriscar. Vamos também dar a conhecer histórias de mulheres que marcaram a sociedade e foram pioneiras nas suas áreas. Vamos falar das preocupações e reivindicações das mulheres hoje, e das notícias em que as mulheres são protagonistas. E a cada semana vamos trazer novas recomendações de autoras femininas ou em que as mulheres são protagonistas - desde livros, artigos, filmes e exposições a músicas e documentários.

As Mulheres Não Existem é um podcast sobre mulheres para ouvintes de todos os géneros. Pode ouvir e seguir os episódios em todas as plataformas de podcast e no site do Expresso. As Mulheres Não Existem tem o patrocínio do Banco Credibom e piscapisca.pt