As Mulheres Não Existem

Madalena Alfaia: “Sempre houve mais mulheres revisoras e mais homens tradutores. O trabalho de revisão é feito ainda mais na sombra”

29 agosto 2022 8:00

Editora, revisora e tradutora, Madalena Alfaia é a convidada do episódio desta semana do podcast As Mulheres Não Existem. Em conversa com Carla Quevedo e Matilde Torres Pereira, revela pormenores e diferenças importantes e pouco conhecidos da maioria do trabalho com livros

29 agosto 2022 8:00

Madalena Alfaia trabalha com livros há décadas, como editora literária, revisora e tradutora. Diz que a profissão de revisor literário está em extinção e incentiva as pessoas que têm gosto pela língua a trabalhar na área. Afirma que o trabalho do revisor está "na atenção ao detalhe", no gosto pela língua e no questionamento constante de certezas. Revela que apesar de a edição e a revisão por vezes se poderem confundir, são actividades bastante diferentes; uma mais criativa, em que é preciso ter intuição, e a outra mais técnica. Tal como a tradutora Alda Rodrigues, convidada da primeira temporada do podcast, defende "a opção de pôr o nome do tradutor literário na capa da obra" e acrescenta que "a Alda Rodrigues é uma das melhores tradutoras em Portugal".

Neste episódio, falamos sobre Diana Athill, uma das editoras mais notáveis, com uma longa vida e uma longa carreira, num momento em que as mulheres não ocupavam esses cargos, e lembramos uma notícia sobre um exemplar à prova de fogo de The Handmaid's Tale, de Margaret Atwood, leiloado pela Sotheby's. Há ainda espaço para as duas habituais recomendações: um livro de poesia de Amalia Bautista e uma breve troca de correspondência entre Elena Ferrante e Elizabeth Strout que deveria ser traduzida para português. A sonoplastia é de João Luís Amorim.

tiago pereira santos

Todas as semanas, trazemos uma nova convidada para uma conversa exclusiva sobre a sua vida e o percurso profissional - mulheres que são casos individuais e também inspiradores de determinação, curiosidade, inteligência e vontade de arriscar. Vamos também dar a conhecer histórias de mulheres que marcaram a sociedade e foram pioneiras nas suas áreas. Vamos falar das preocupações e reivindicações das mulheres hoje, e das notícias em que as mulheres são protagonistas. E a cada semana vamos trazer novas recomendações de autoras femininas ou em que as mulheres são protagonistas - desde livros, artigos, filmes e exposições a músicas e documentários.

As Mulheres Não Existem é um podcast sobre mulheres para ouvintes de todos os géneros. Pode ouvir e seguir os episódios em todas as plataformas de podcast e no site do Expresso. As Mulheres Não Existem tem o patrocínio do Banco Credibom e piscapisca.pt