África Agora

África Agora #1: Vem aí a maior e mais jovem força de trabalho do mundo. Ouça o novo podcast do Expresso inteiramente dedicado a África

De 1,3 mil milhões a 4,3 mil milhões de pessoas em 80 anos e a maior e mais jovem força de trabalho, superior à da China e à da Índia, são números que merecem reflexão. A boa notícia é que é possível traçar estratégias comuns e alterar o mindset com o futuro em perspetiva. É isso que faz o primeiro convidado do África Agora, Carlos Lopes, co-autor com George Kararach, do livro 'Structural Change in Africa - Misperceptions, New Narratives and Development in the 21st Century'

Primeiro episódio do novo podcast do Expresso exclusivamente dedicado a África, onde se aborda o desafio de transformação estrutural para que possa responder ao maior crescimento demográfico do mundo até ao final do século. Oportunidade para falar sobre o esforço de influenciar o debate do desenvolvimento económico de África com o ângulo das narrativas e da perceção através de uma das mais vigorosas vozes pró transformação de África da atualidade. O convidado é Carlos Lopes, Alto Comissário da União Africana para as relações com a União Europeia. Especialista em desenvolvimento e planeamento estratégico, foi secretário-executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) entre 2012 e 2016 e, antes disso, conselheiro político do então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

O podcast 'África Agora' é da autoria da jornalista Cristina Peres, com imagem gráfica criada pelo diretor de Arte do Expresso Marco Grieco, e contou com a edição técnica de Rúben Tiago Pereira.

Tal como acontece com 'O Mundo a Seus Pés', que acaba de completar um ano de existência, o podcast 'África Agora' aborda as grandes questões e as mega tendências de interesse global, voltando a análise para o futuro. 'África Agora' é um podcast quinzenal e pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify ou qualquer outra plataforma de podcasts.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CPeres@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas