Ronaldo tem uma carreira extraordinária e recordes individuais difíceis de igualar. Mas, enquanto Portugal ainda está a competir neste mundial, podia refletir nestes e noutros exemplos. Talvez percebesse que teria a ganhar com uma atitude menos individualista e mais construtiva
Sabe, caro leitor, quantas bolas de ouro ganhou Maradona? Eu também não sabia até há três dias. Pois Maradona não ganhou qualquer Bola de Ouro... E sabe porquê? Porque, até 1995, a bola de ouro era destinada exclusivamente a jogadores nascidos na Europa. Só a partir desse ano é que se estendeu a jogadores de clubes europeus, sendo que em 2007 alargou-se a jogadores de todas as nacionalidades. Maradona era tão genial que a Bola de Ouro nunca lhe fez falta.
Tomei Maradona por exemplo por considerá-lo o melhor jogador de sempre mas, aplicando um silogismo óbvio, igualmente Pelé, outro eleito, não ganhou qualquer bola de ouro. Ainda, certamente também para espanto da maioria, nem Maradona, nem Pelé, foram por alguma vez “Melhor jogador FIFA”, vulgo “melhor do mundo”. A explicação é igualmente fácil: o prémio só foi instituído em 1991, numa altura em que Pelé já não jogava e Maradona caminhava para a fase final da carreira.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes