Antes de atirares sopa ao Van Gogh mais próximo, compra sff um bilhete de Metro à tua malta. Tenta mudar quem te rodeia, em vez de fazeres manifs que ficam bem no instagram. O trânsito automóvel em 2022 é superior ao trânsito de 2019 - é um facto. Ou seja, a tua geração, devido ao pânico pandémico, está a usar mais o carro em 2022 do que em 2019
Diz-se que os jovens de hoje compõem a geração mais comprometida com o ambiente e com a ecologia. Parece até que o nível de protestos está a subir, destroem obras de arte com sopa – que provavelmente não comem – e invadem espaços, forçando à intervenção policial. Sucede que eu tenho sérias dúvidas sobre a coerência ecológica desta geração. Sempre fui ecologista. A ecologia é por inerência conservadora e austera, graças a Deus. E é precisamente por isso que tenho dúvidas sobre a coerência austera da geração que está agora entre os 15 e os 25.
O meu ponto é que este ambientalismo dos jovens é uma pose de urbanita que não conhece a verdadeira natureza e a verdadeira ecologia; é um lero-lero para o instagram, não um verdadeiro comprometimento. Não acreditam? Então deixo aqui um quiz para estes jovens:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes