Newsletter Expresso Exclusivo Coronavirus
Bom dia!
Conselho criado por António Costa arrasa plano de investimentos do Governo, lê-se na manchete do Expresso que hoje chegou às bancas – e que também está disponível através de assinatura digital. O Conselho Superior de Obras Públicas arrasa o Plano Nacional de Investimentos do Governo, criticando a má orçamentação, a ausência de análise de viabilidade financeira ou a sua desactualização face à crise que se abateu sobre a economia portuguesa a partir de Março. Ao todo estão em causa 22 mil milhões de euros de um programa que foi aprovado em Janeiro de 2019 mas que ganhou especial pertinência desde que, na última semana, foram aprovados os fundos da União Europeia. O ritmo de execução dos fundos europeus é metade do que seria aceitável e esta nega ao Plano Nacional de Investimentos volta a sublinhar essas dificuldades.
A propósito, em entrevista ao Expresso, o consultor do Governo para o Plano de Recuperação Económica de Portugal diz que “O país tem uma grande tradição de planos na gaveta”. Costa Silva sublinha que chegou a hora de marcar golos e que a responsabilidade está do lado do Governo e dos partidos políticos. E nota: “O PSD é um grande partido da democracia… todos têm de se envolver no projecto” que apresentou nos últimos dias. Rui Rio concorda e garante que o plano estratégico do governo “não nos merece grande oposição”, encostando-se mais uma vez às opções do executivo liderado por António Costa.
Feto de oito meses infectado pelo coronavírus morreu no Hospital Amadora-Sintra. A mãe teve uma gravidez vigiada e apesar de ter contraído a covid-19 era assintomática, tendo descoberto quando foi testada no hospital. “Pode presumir-se que a infecção esteve na origem da morte”, disse Antónia Nazaré, directora do Departamento da Mulher daquela unidade hospitalar.
Lisboa vai abandonar o estado de calamidade. Porém, as restrições devidas à epidemia vão manter-se. Apesar da clara diminuição nas últimas semanas do número de novos casos em Lisboa, Odivelas, Amadora, Sintra e Loures, “a generalidade das medidas em vigor são para manter”, segundo revelou fonte do Governo, nas 19 freguesias da região da Grande Lisboa.
Após ter conquistado a primeira edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, Greta Thunberg, a mais mediática estrela do activista, concedeu uma entrevista ao Expresso. O júri, liderado por Jorge Sampaio, ofereceu-lhe um prémio de um milhão de euros que serão afectados “a projectos em todo o mundo, sobretudo localizados em países menos desenvolvidos, para ajudar as pessoas que já estão a ser vítimas da crise climática e ecológica”, disse. No título da entrevista está a frase “os jovens têm muito mais poder do que julgam”. Uma ideia que é acentuada mais à frente: “cada pessoa dever ser um activista e usara sua voz para pressionar os governantes”.
Pedro Mexia entrevistou o filósofo francês Bernard-Henri Lévy quando este se deslocou a à redacção do Expresso para apresentar o seu novo livro “Este Vírus que Nos Enlouquece”. A conversa, como não podia deixar de ser, andou em torno da pandemia de covid-19: “É preciso acabar com o discurso do medo” ou “confinamento é uma palavra fascista” são apenas duas das muitas sentenças sonantes proferidas por BHL, durante uma entrevista que faz capa da Revista do Expresso.
Ainda na Revista, a não perder a investigação/reportagem sobre conservas em Portugal assinada por Ricardo Dias Felner. Quais as melhores, as que são produzidas respeitando os processos mais sustentáveis, qual a história e qual o futuro de uma indústria que já teve melhores dias? A resposta não é doce: provavelmente temos cada vez menos lata.
O arquipélago da Madeira é um dos exemplos na contenção da epidemia de covid-19. Tanto que Miguel Albuquerque prometeu candidatar-se a Presidente da República. A sua história, porém, é cheia de altos e baixos. Um percurso que se agiganta quando surgem as crises, como este pandemia. O perfil do actual Presidente do Governo regional da Madeira não é assim tão compatível com o ramerrame do quotidiano. E está cada vez mais parecido com o seu antecessor, Alberto João Jardim.
A mesma pandemia que anima os dias de Miguel Albuquerque está a ter um efeito devastador na economia portuguesa. Há 29 concelhos no país em que o desemprego cresceu mais de 50%. Os casos mais dramáticos encontram-se em Ponte de Lima e Cadaval, mas afectam todos os concelhos mais dependentes da indústria, do comércio e, claro, do turismo. Só um em cada sete concelhos escapam à fúria da covid-19. Está na manchete do Caderno de Economia do Expresso
Os emigrantes lesados do BES já vêem a luz ao fim do túnel. O governo está a preparar uma solução, que começou a ser negociada, que passa pela criação de um fundo muito idêntico ao que foi construído para ressarcir os lesados do papel comercial. A proposta prevê a recuperação de 75% do valor para investimentos até 500 mil euros (com um máximo de 250 mil) e de 50% para investimentos superiores a 500 mil euros.
Os reguladores têm dúvidas sobre a nova gestão da TVI. Desde que Mário Ferreira, o empresário da Douro Azul, adquiriu 30% da Mediacapital, tanto a Entidade Reguladora da Comunicação Social como a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários acirram averiguações. Querem apurar quem manda na TVI e conhecer a fundo o acordo que o empresário do norte tem com a Prisa, o grupo espanhola que detém a Mediacapital.
Tenha um bom fim de semana!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MCadete@impresa.pt