Newsletter Expresso Exclusivo Coronavirus

Coronavírus: o orçamento suplementar, as regras nas piscinas e a segunda vaga do vírus

Coronavírus: o orçamento suplementar, as regras nas piscinas e a segunda vaga do vírus

Martim Silva

Diretor-Adjunto

Boa tarde,

Esta é a sua newsletter exclusiva com as últimas novidades, sugestões de leituras e informação úteis, que lhe enviamos sempre que a situação o justifique.

Tal como eu aqui afirmara na última sexta-feira, e com o calor a apertar um pouco por todo o país, o tema das praias e das aglomerações e das regras de distanciamento social acabou por ser mais ou menos transversal ao longo dos últimos dias.

Hoje entramos na última semana da segunda fase de desconfinamento no país.

Estes são os meus destaques:


Orçamento Retificativo. Costa chamou todos, conseguirá ir além da geringonça?
António Costa chamou todos os partidos a São Bento, a partir da manhã desta segunda-feira, para procurar um consenso amplo para o orçamento Suplementar. O objetivo é garantir um consenso tão amplo como no período de emergência. Mas com a crise a aprofundar-se, a oposição tem um leque cada vez maior de sugestões a fazer, muitas vezes com propostas em sentidos contrários. Terá Centeno margem para tanto? E Costa, prefere segurar o apoio de quem?

A pandemia permitiu aprender a atacar, mas também a defender a democracia
A declaração do estado de emergência foi lesiva para as nossas democracias? Que países mais tentaram fazer cumprir a lei? Um estudo agora publicado apura que foram os mais afetados pela pandemia, Itália e Espanha. A Hungria usou-a para limitar o movimento do Estado de Direito

OMS considera “cada vez mais” improvável segunda grande vaga do novo coronavírus
Maria Neira, diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde, considerou que se “baixou tanto a taxa de transmissão que o vírus terá dificuldade em sobreviver”. “Devemos ter muita prudência em afirmar se este é o fim da vaga, mas, pelo menos, os dados mostram que se evitou a transmissão e explosão das primeiras semanas”

Piscinas ao ar livre sujeitas ao regime das praias
Estabelecendo o regime excecional e temporário aplicável à ocupação e utilização das praias, no contexto da pandemia da doença covid-19, para a época balnear de 2020, que tem início em 6 de junho, o decreto-lei refere que este regime "é aplicável ao funcionamento das piscinas ao ar livre com as necessárias adaptações"


Siga AQUI o nosso minuto a minuto com tudo o que se passa cá dentro e lá fora


Outras notícias a destacar


O boletim da DGS à lupa: novos casos só nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Norte
A maior parte dos 165 novos casos nas últimas 24 horas está na região da capital (144, o equivalente a 87% do total nacional). A Norte contabilizaram-se 21 novas infeções confirmadas

Detetados 121 casos em 346 trabalhadores testados na Sonae na Azambuja

Há casas mais caras, mais crédito bancário, obras não param, mas há menos fogos licenciados
Com a economia praticamente toda parada pelo coronavírus, o sector da construção manteve-se ativo nos primeiros três meses do ano. Os bancos também estão a emprestar mais dinheiro para compra de habitação

Jerónimo pressiona Governo e PEV consegue compromisso: pagamentos por conta do IRC podem ser suspensos


Infetados 150 bombeiros com o novo coronavírus


Sonae Sierra lança serviço de drive-in nos centros comerciais

Desemprego sobe 52% nos jovens até aos 24 anos

Economia alemã contrai 2,2% entre janeiro e março, o maior recuo dos últimos 10 anos

ONG acusam lóbi farmacêutico de bloquear Bruxelas na investigação aos coronavírus em 2018

Presidente austríaco criticado por não ter respeitado regra

De volta às compras e com fúria de gastar. Na China já há filas à porta das lojas das grandes marcas


Na opinião,
os apoios à comunicação social merecem destaque

Daniel Oliveira:
Apoio à comunicação social: um vespeiro necessário

Luís Aguiar-Conraria: Apoios do Estado à informação? Não​​​​​​​




DADOS E GRÁFICOS

Coronavírus no mundo em 9 gráficos e 1 mapa: Brasil é o país com mais mortes reportadas em 24 horas

Há 5.371.865 casos confirmados no mundo e contam-se no total 345 mil mortes. O Brasil reportou, pela primeira vez, mais mortes do que os Estados Unidos, sendo o país com o valor comparativo mais alto. Portugal tem 30.788 casos (27.ª na lista comparativa dos países com mais casos confirmados). Já foram reportadas 1330 mortes desde o início do surto (23.ª posição).

No total, os últimos números do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças apontam para mais de 344.829 mortes associadas à Covid-19. O Brasil reportou 653 óbitos em 24 horas, pela primeira vez, um valor superior ao dos Estados Unidos: 633. México e Índia são os países que se seguem nesta lista. Estados Unidos são destacadamente o país com mais casos confirmados a nível mundial, 1.643.238, o 7.º se ajustarmos os números à população residente. Tem também mais mortes: 97.720, mais 633 do que ontem, passando para 9.º mais afetado se ajustarmos os valores à população. É ainda o país com mais novos casos: 20.568. As mortes europeias e americanas pesam 93% do total mundial. 72% das mortes estão concentradas em seis países: Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Espanha, França e Brasil. Há 133 países que não reportaram novos casos mortais nas últimas 24 horas. A Venezuela, com 1121 casos reportados e 10 mortes no total, reporta zero mortes há 33 dias.



O Expresso continua a trabalhar mantendo a redação a funcionar mas adaptada às novas circunstâncias. Considere apoiar o nosso jornalismo tornando-se nosso assinante.


LINKS ÚTEIS
Além de todo o acompanhamento noticioso que pode fazer no Expresso, deixo-lhe aqui alguns links úteis:

Conselhos da Ordem dos Psicólogos - ajuda para não sentir-se zangado
Linha SNS24 – Serviço online do SNS
SNS - Área do Cidadão do Portal SNS
Direção-Geral da Saúde – Atualiação permanente das últimas informações oficiais
Organização Mundial da SaúdeRelatórios de acompanhamento ao Covid-19
ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

Voltamos sempre que necessário com tudo o que precisa saber sobre este surto epidemiológico. Até lá acompanhe as últimas informações em www.expresso.pt.

Sugerimos também que partilhe esta newsletter com os seus contactos para que a possam subscrever e assim manterem-se atualizados.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgsilva@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate