Newsletter Expresso Exclusivo Coronavirus

O dia com mais recuperados desde o início da pandemia

O dia com mais recuperados desde o início da pandemia

Paula Santos

Diretora-adjunta

Boa tarde,

Esta é a sua newsletter exclusiva com as últimas novidades, sugestões de leitura e informações úteis, que lhe enviamos sempre que a situação o justifique.

Vamos aos números, no dia em que registamos 464 casos de portugueses recuperados nas ultimas 24 horas. É o valor mais alto de recuperados de um dia para o outro registado em Portugal desde o início da pandemia. Há agora, ao todo, 3013 recuperados em Portugal.

Há menos 96 pessoas em internamento e ao todo estão internadas 709 pessoas e este valor também é o mais baixo do último mês e meio.

O número de infetados subiu na comparação com os últimos dias com mais 234 casos de infeção pela covid-19 em Portugal e nas últimas 24 horas morreram mais 19 pessoas.

E temos também uma tendência que se acentua em Lisboa e no Vale do Tejo nos novos casos detetados. São quatro vezes mais do que na região norte.

Nada como ver o mapa/gráfico do surto em Portugal ao pormenor, pela mão do Jaime Figueiredo. E não perca aqui todas as atualizações. Nacionais e internacionais.

Temos outros destaques para si.

O Expresso esteve na pediatria do hospital de S. João no Porto e encontrou um serviço de atendimento que, na comparação com o cenário dos meses antes da chegada da covid-19, em nada se reconhece. Estranha-se a falta das vozes das crianças, estranham-se os procedimentos. A fase de adaptação parece durar uma eternidade. Detemo-nos numa frase do pediatra Almeida Santos para sustentar esta conclusão: “Este vírus é um lactente. Tem cinco meses, come papas de fruta”. Muito caminho por percorrer, sugere este trabalho da Joana Ascensão e do Rui Duarte Silva.

Lembra-se do fecho do SAMS em plena urgência do início da pandemia? Os serviços começam agora a reabrir aos poucos. Nem por isso as críticas abrandaram perante uma decisão fortemente criticada.

O hospital de Santa Maria em Lisboa vai poder realizar testes à covid-19 com permitem obter resultados no espaço de uma hora.

Tome nota do que diz
o documento sobre as novas regras das creches que tanta discussão têm levantado. À medida que se conhecem algumas das medidas, mais dúvidas se levantam. Por isso, é cada vez mais importante consultar os dados oficiais. A Renascença teve acesso ao documento, o Expresso revela-lhe, entre outras coisas, que as crianças não podem levar brinquedos de casa e que os pais não passam da porta de entrada. Mas há mais detalhes, tanto ou mais importantes do que lhe acabei de revelar.

Ainda não temos vírus e já sabemos que quando existir uma vacina, isso não é garantia de que esteja tudo resolvido. Por duas razões, que pode ler aqui com detalhe: a escassez de doses se o vírus se tornar endémico como a gripe e porque pode mesmo haver um desequilíbrio no acesso entre os vários países.

O regresso às aulas do 11º e 12º anos, na próxima semana, está a ser preparado.
Com as novas regras e o desdobramento das turmas pode haver necessidade de novas contratações de professores. A luz verde já chegou por parte do Governo. O processo avança, apesar das críticas da Fenprof que teme que as condições de segurança sanitária não sejam asseguradas pela falta de testes generalizados.

Uma vela à janela. Uma peregrinação inédita e à distância
, é o que sugere a Igreja Católica num dia como não há memória para os fiéis. “Uma peregrinação espiritual” na véspera do 13 de maio, por questões sanitárias, foi a opção por parte dos responsáveis da Igreja que, como conta a Rosa Pedroso Lima, preferiram não correr qualquer risco.

Lá fora:

O vírus continua a alastrar na Rússia que já tem mais casos do que a Itália e é o quarto país mas afetado pela pandemia. Portugal posiciona-se em 23º lugar. Vale a espreitar em detalhe o trabalho de infografia da Sofia Rosa para medir os efeitos na covid-19 no mundo e perceber onde nos situamos.

Há um eurodeputado alemão a defender que seja instaurado um processo de infração contra a Alemanha. Por trás do pedido está uma decisão do tribunal constitucional alemão que contestou a compra de dívida pública por parte do BCE em 2015. Com a questão, o tribunal abre caminho para, no momento em que estamos, o Bundesbank possa ser obrigado a retirar-se do processo de compra de dívida desencadeado pelo Banco Central Europeu. Em causa está não só o apoio europeu aos países mas atingidos pela c0vid-19, como uma fragilização do próprio euro.

LINKS ÚTEIS

Além de todo o acompanhamento noticioso que pode fazer no Expresso, deixo-lhe aqui alguns links úteis:

Conselhos da Ordem dos Psicólogos - ajuda para não sentir-se zangado
Linha SNS24 – Serviço online do SNS

SNS - Área do Cidadão do Portal SNS
Direção-Geral da Saúde – Atualiação permanente das últimas informações oficiais
Organização Mundial da SaúdeRelatórios de acompanhamento ao Covid-19
ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

Voltamos sempre que necessário com tudo o que precisa saber sobre este surto epidemiológico. Até lá acompanhe as últimas informações em www.expresso.pt.

O Expresso continua a trabalhar mantendo a redação a funcionar mas adaptada às novas circunstâncias e a grande maioria dos conteúdos publicados online sobre o coronavírus
são de livre acesso. E considere apoiar o nosso jornalismo tornando-se nosso assinante.

Sugerimos também que partilhe esta newsletter com os seus contactos para que a possam subscrever e assim manterem-se atualizados.

Até breve!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: paulasantos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate