Bom dia!
Esta quarta-feira é marcada por vários regressos. Regressa a Concertação Social, com a presença do primeiro-ministro, está de volta a emissão de Obrigações do Tesouro para as famílias (sete anos depois) e é mais um dia do Fórum do Banco Central Europeu (BCE), que decorre em Sintra.
Termina o Fórum do BCE
O Banco Central Europeu (BCE) termina o seu encontro de três dias em Sintra, num evento que serve para reflexão interna, debate entre economistas e governadores. Sob o tema “Adaptação à mudança: alterações macroeconómicas e políticas de resposta” termina com vários painéis de conversa, como a sessão moderada por Luis de Guindos, vice-presidente, sobre intermediários financeiros. Na terça-feira Sintra aplaudiu Jerome Powell, enquanto Christine Lagarde sublinhou a “meta atingida” pelo BCE no controlo da inflação.
Concertação Social
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, estará hoje à mesa com os parceiros sociais no dia do regresso da Concertação Social. O evento decorre na sede do Conselho Económico e Social.
O futuro da Europa
O Centro Cultural de Belém recebe a conferência “O futuro da Europa: Modelo económico europeu e o esgotamento do “milagre alemão”, organizada pela CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, a propósito do seu 50.º aniversário. O evento conta com a participação do economista Wolfgang Münchau (diretor do EuroIntelligence e autor do livro “Kaput”), que antes da conferência falou ao Expresso e deixou alguns alertas: “Se dizemos às pessoas que têm de parar de usar o automóvel ou aquecer as casas, irão votar noutro partido”.
Emissão de obrigações
Sete anos depois, o Estado decidiu voltar a emitir Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), que serão colocadas através de uma oferta pública de subscrição dirigida ao público em geral e de uma oferta pública de troca. O período de subscrição começa hoje e decorre até 15 de julho. Saiba mais sobre esta oferta em cinco perguntas e respostas que aqui lhe deixamos.
Comissões no Parlamento
Esta quarta-feira é dia de várias comissões no Parlamento como a de Orçamento, Finanças e Administração Pública, onde serão discutidos, entre outros pontos, a redução da comissão de amortização do crédito à habitação, a reposição da taxa reduzida de IVA à eletricidade ou a venda do Novo Banco ao capital estrangeiro.
NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:
Primeiro semestre trouxe mais cortes de juros dos bancos centrais, mas tendência deve abrandar na segunda metade do ano
Savannah Resources conclui aumento de capital de €5,6 milhões para avançar com mina de lítio em Boticas
Seis meses de Trump pressionaram a Tesla e impulsionaram bolsas europeias: Lisboa teve uma das maiores subidas deste século
Consumo de eletricidade em Portugal atingiu máximo histórico no primeiro semestre
Altice avança com rescisões em Portugal: sindicato fala em 200 saídas, empresa não revela detalhes
Renault com prejuízos extraordinários de €9,5 mil milhões, diz que isso terá “apenas impacto contabilístico” e continua à procura de um CEO
E NAS NOSSAS RUBRICAS MULTIMEDIA:
Economia Dia a Dia: O Estado português vai voltar a emitir Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável. Este instrumento de poupança é rentável? Ouça o novo episódio do Economia Dia a Dia, podcast diário do Expresso, conduzido por Juliana Simões.
Por hoje é tudo, mas não deixe de visitar a nossa edição digital para ficar a par do essencial da atualidade económica. Tenha uma boa quarta-feira!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: galmeida@expresso.impresa.pt