9 julho 2010 16:13
Quase um ano de trabalho, centenas de baldes de tinta, horas e horas de montagem e o resultado é... surpreendente. Muito bom, mesmo. É o "Big Bang Big Boom", o filme de animação que deve ser o mais trabalhoso do mundo da Net.
9 julho 2010 16:13
"Big Bang Big Boom" é o filme de animação de dez minutos que deve ter demorado a fazer dez meses. Blu é o nome do artista italiano, especialista na aplicação de "Stop Motion" em pinturas de parede, que resolveu dar um ponto de vista não científico sobre "o princípio e a evolução da vida... e como provavelmente acabará".
Parece muito simples, esta técnica "Stop Motion". Basta fotografar objetos em várias posições ou ir tirando ao mesmo local, ao longo do tempo, e juntar as fotos para dar a ideia de movimento. Pois...
Mas apreciemos as contas feitas pelo editor do "IDG Now!". Robinson dos Santos calcula que o vídeo de Blu tem uma média de oito imagens por segundo, ou seja, "na maior parte das cenas, oito imagens foram pintadas em paredes, calçadas e muros, sempre com um cuidado para que, ao juntá-las, os espetadores tivessem a impressão de uma única imagem em movimento".
Ora, se cada segundo é formado por oito quadros, "isso significa que houve uma mudança de cena - uma pintura, um movimento ou ambos - a cada 1/8 de segundo", o que se traduz em "480 pinturas diferentes para cada minuto de evolução ilustrada inteiramente com arte".
Mas não fica por aqui: se pensarmos que levou um mínimo de 15 minutos na preparação de cada cenário, "seriam necessárias duas horas de trabalho para produzir um segundo de vídeo (15 minutos x 8 quadros = 120 minutos). Como o vídeo de 10 minutos tem 600 segundos, a estimativa do tempo total de trabalho seria de 1.200 horas (600 segundos de vídeo x 2 horas de trabalho por segundo)".
"Big bang big boom", dirigido e animado por Blu, tem som de Andrea Martignoni e produção e distribuição de artsh.it.
Blu esteve no mês passado em Lisboa e da sua visita também resultou um vídeo. Veja e adivinhe onde foi filmado. É numa das principais avenidas de Lisboa...