Tecnologia e Ciência

Fazer compras pelo WhatsApp? Nova funcionalidade está a ser testada na Índia

30 agosto 2022 15:02

sopa images

Grupo Meta está a testar nova funcionalidade que permite fazer compras sem nunca sair da aplicação. Parceria com uma das maiores empresas indianas de comércio eletrónico quer chegar aos que “nunca fizeram compras online antes”

30 agosto 2022 15:02

O grupo Meta - proprietário das redes sociais Facebook e Instagram - anunciou esta segunda-feira o lançamento de uma nova funcionalidade no WhatsApp, naquela que diz ser a “primeira experiência de compra de ponta a ponta” nesta aplicação.

Com esta nova função, o utilizador poderá, a partir de uma conversa normal, ser reencaminhado para o catálogo de compras onde poderá adicionar compras ao carrinho e pagar sem nunca sair da aplicação.

Para já, a funcionalidade estará apenas disponível na Índia, onde a ferramenta funciona em parceria com a JioMart (uma das maiores empresas de comércio eletrónico).

“Entusiasmado para lançar a nossa parceria com a JioMart na Índia”, escreveu o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, no Facebook. “Esta é a nossa primeira experiência de compra de ponta a ponta no WhatsApp - as pessoas agora podem comprar produtos alimentares do JioMart diretamente numa conversa. As mensagens de negócios são uma área com dinamismo real e as experiências baseadas em conversas como esta serão a maneira como as pessoas e as empresas comunicarão nos próximos anos”.

“A nossa visão é impulsionar a Índia como a principal sociedade digital do mundo. Quando as plataformas Jio e a Meta anunciaram a nossa parceria em 2020, Mark e eu compartilhamos a visão de trazer mais pessoas e negócios online e criar soluções verdadeiramente inovadoras que agregarão conveniência ao dia a dia de cada indiano", afirma o presidente da Reliance Industries (detentora da JioMart), Mukesh Ambani, num comunicado divulgado pela Meta.

E acrescenta: “Um exemplo de uma experiência de cliente inovadora que temos orgulho de desenvolver é a primeira experiência de compra de ponta a ponta com JioMart no WhatsApp. A experiência do JioMart no WhatsApp reforça o nosso compromisso de permitir uma maneira simples e conveniente de fazer compras online para milhões de indianos.”

Do ponto de vista tecnológico, esta não é uma funcionalidade nova, havendo já outras aplicações que operam neste mercado. Contudo, a nova funcionalidade do WhatsApp está a ser direcionada aos utilizadores desta plataforma que não estão tão à vontade com outras aplicações. A ideia será estar acessível até “àqueles que nunca fizeram compras online antes”.

A medida está também em linha com a estratégia seguida pelo grupo que detém o Facebook de testar funcionalidades novas e mais abrangentes em mercados estratégicos (como a Índia, onde existem 400 milhões de utilizadores de WhatsApp) antes de as alargar ao universo global (de dois mil milhões de utilizadores).