Legislativas 2019

Marcelo quer indigitar rapidamente o primeiro-ministro por causa do Brexit

7 outubro 2019 0:55

rodrigo antunes / epa

São 10 os partidos que vai receber para proceder à indigitação do primeiro-ministro

7 outubro 2019 0:55

O Presidente da República vai receber os partidos com representação parlamentar já esta terça-feira para proceder, depois, à indigitação do primeiro-ministro.

Numa nota publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa diz que pretende um processo rápido da escolha do primeiro-ministro devido ao Brexit.

"Dado que se realiza a 17 e 18 de outubro um importante Conselho Europeu, nomeadamente por causa do Brexit, o Presidente da República receberá já terça-feira, dia 8 de outubro, em audiência, os partidos políticos com representação parlamentar, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro", indica.

PS, PSD, BE, PCP, PEV, CDS-PP, PAN, Chega, Iniciativa Liberal e Livre são os partidos com deputados eleitos saídos das legislativas deste dia 6 de outubro.

O maior partido nas eleições, o PS, obteve 36,65% dos votos, faltando ainda quatro mandados por atribuir (Europa e Fora da Europa).

Na nota, o chefe de Estado deixa uma nota aos abstencionistas: a taxa de abstenção foi de 45,5%. "Respeitando as razões que possam ter levado muitos cidadãos a não votar, espera que tudo possa ser feito, no futuro, para criar condições que permitam que eles reconheçam a importância do seu voto no futuro de Portugal", aponta, fazendo questão de referir que, no sufrágio, houve uma "demonstração inequívoca do verdadeiro espírito democrático do Povo Português".